domingo, 24 de março de 2024

Veículo de Lançamento Reutilizável (RLV) da Índia, "Pushpak", Aterrissa com Sucesso

A Índia alcançou um marco significativo em seu programa espacial com a bem-sucedida missão de pouso autônomo do "Pushpak", o primeiro Veículo de Lançamento Reutilizável (RLV) do país. Apelidado de "Ônibus Espacial Swadeshi", o Pushpak, do tamanho de um SUV, pousou com precisão em uma pista em Karnataka, marcando um avanço notável no domínio de veículos espaciais autônomos reutilizáveis.

O foguete alado foi lançado de um helicóptero da Força Aérea Indiana como parte do teste, com resultados que o chefe da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), S. Somanath, descreveu como "excelentes e precisos". A ISRO afirmou que a missão simulou com sucesso as condições de aproximação e pouso em alta velocidade do RLV retornando do espaço.

"O veículo espacial, chamado Pushpak, foi lançado por um helicóptero Chinook da Força Aérea Indiana a uma altitude de 4,5 km. Após o lançamento a uma distância de 4 km da pista, o Pushpak aproximou-se autonomamente da pista juntamente com correções de alcance cruzado. Ele pousou precisamente na pista e parou usando o pára-quedas de frenagem, os freios do trem de pouso e o sistema de direção da roda do nariz", afirmou a ISRO em comunicado.

Este foi o terceiro voo de teste do Pushpak, que faz parte de uma série de experimentos para testar sua capacidade de pouso robótico em circunstâncias desafiadoras. Embora ainda leve alguns anos para sua implantação operacional, o sucesso desta missão representa um passo significativo para a Índia no campo da exploração espacial.

Somanath destacou anteriormente que o Pushpak é uma tentativa ousada de tornar o acesso ao espaço mais acessível. "É o veículo de lançamento reutilizável futurista da Índia, onde a parte mais cara, o estágio superior, que abriga todos os eletrônicos caros, é reutilizável ao ser trazido de volta com segurança à Terra. Mais tarde, poderia até mesmo reabastecer satélites em órbita ou recuperar satélites de órbita para reforma. A Índia busca minimizar o lixo espacial e o Pushpak também é um passo nessa direção", disse ele.

A construção deste "ônibus espacial" envolveu uma equipe dedicada de engenheiros e cientistas ao longo de uma década. Com uma envergadura semelhante à de um avião, medindo 6,5 metros e pesando 1,75 toneladas, o Pushpak é equipado com pequenos propulsores que o auxiliam durante a descida, garantindo um pouso preciso.

O governo indiano investiu mais de 100 milhões neste projeto, demonstrando seu compromisso com a exploração espacial e a tecnologia reutilizável. Este sucesso não apenas impulsiona a posição da Índia na arena espacial global, mas também promete abrir novas possibilidades e oportunidades na busca contínua pela exploração do cosmos.


GBN Defense - A informação começa aqui

com ISRO

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger