quinta-feira, 28 de março de 2024

Militar Brasileira Recebe Condecoração do Exército por Serviços em Missão de Paz na África

O reconhecimento das ações em prol da paz e dos direitos humanos é essencial em um mundo marcado por conflitos e instabilidades. Nesta quarta-feira, 27 de março de 2024, o Exército Brasileiro prestou uma homenagem especial à Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto, uma dedicada observadora militar a serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão do Sul. Em uma cerimônia comandada pelo General Tomás, Comandante do Exército, a Tenente-Coronel Renata recebeu a Medalha Exército Brasileiro, tornando-se a primeira militar atuante em Missão de Paz a receber tão distinta honraria.

"Estou muito orgulhosa de ser a primeira a receber essa medalha. Eu não esperava. Fiz o meu trabalho com o coração. Fiz tudo o que eu achava que deveria ser feito. Estou muito feliz por representar os militares que já foram ou que estão em Missão de Paz e, também, por representar todas as mulheres do nosso país", expressou a emocionada militar.

O Comandante do Exército enalteceu a trajetória e dedicação da Tenente-Coronel Renata, destacando-a como um exemplo de comprometimento e coragem. "Em nome do Exército Brasileiro, quero cumprimentá-la pelo seu trabalho, que é motivo de orgulho para todos nós. Somos uma árvore robusta que não se verga ao sabor do vento, e você faz parte dessa robustez".

A história de dedicação da Tenente-Coronel Renata Monteiro remonta a sua entrada no Exército em 1996, quando ingressou como dentista do Serviço de Saúde. Sua vocação para servir à humanidade a levou a participar, em 2019, da Missão de Ajuda Humanitária Internacional USNS Comfort, onde prestou assistência odontológica e ajuda humanitária em larga escala na América do Sul e no Caribe.

No entanto, foi em fevereiro de 2023 que sua coragem e comprometimento foram colocados à prova no Sudão do Sul. Designada para observar, monitorar e relatar violações dos direitos humanos em áreas de conflito identificadas pela ONU, a Tenente-Coronel Renata atuou de forma exemplar durante uma onda de violência e instabilidade no Campo de Proteção de Civis, em 2023. Sua liderança foi fundamental na evacuação e resgate de 70 crianças e 30 mulheres vulneráveis, assegurando que direitos humanos não fossem violados na área de conflito. Sua atuação nesse contexto a tornou a primeira militar do Exército Brasileiro a ser indicada ao prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas 2023.

Atualmente, a Tenente-Coronel Renata Monteiro desempenha um papel crucial no Centro de Operações do Quartel-General da UNMISS, em Juba, capital do Sudão do Sul, como oficial de ligação entre as Forças Armadas do país e a liderança da Operação. Seu escritório é responsável pela coordenação de todos os movimentos de tropas, patrulhas, comitivas e delegações, além da gestão de armamento, munições e operações de evacuação aeromédica.

A história de bravura e serviço exemplar da Tenente-Coronel Renata Monteiro é um testemunho do compromisso do Brasil com a paz e a segurança internacionais. Sua coragem inspira não apenas seus colegas militares, mas a todos que buscam um mundo mais justo e pacífico.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger