quinta-feira, 21 de março de 2024

Bahrein compra tanques Abrams dos EUA por US$ 2,2 bilhões, fortalecendo cooperação militar

O Bahrein firma um acordo histórico com os Estados Unidos para adquirir cinquenta carros de combate M1A2 Abrams, num contrato avaliado em US$ 2,2 bilhões. A negociação, anunciada pelo Departamento de Estado dos EUA na terça-feira, destaca a crescente cooperação militar entre os dois países e a confiança mútua em face das ameaças regionais.

A venda dos carros de combate marca um passo significativo no fortalecimento das capacidades de defesa do Bahrein, permitindo-lhe enfrentar ameaças presentes e futuras com uma força robusta e dissuasiva. Aproximando-se de operações regionais conjuntas, essa parceria militar visa não apenas proteger os interesses do Bahrein, mas também contribuir para a estabilidade e segurança na região, em colaboração com os Estados Unidos e outros parceiros.

O Bahrein, um aliado estratégico dos EUA na região do Golfo Pérsico, já abriga a Quinta Frota da Marinha dos EUA e mantém uma cooperação militar estreita com Washington. Esta venda reforça ainda mais essa relação, permitindo que o Bahrein continue desempenhando um papel vital na segurança regional.

Além disso, o Bahrein é o único país árabe a participar da coalizão liderada pelos EUA e pelo Reino Unido no combate aos ataques dos rebeldes Houthi no Iêmen, destacando seu compromisso com a estabilidade na região.

Como parte do acordo, aproximadamente 30 técnicos e um funcionário do governo serão enviados ao Bahrein para fornecer treinamento e assistência técnica por até cinco anos, garantindo que as forças do Bahrein estejam adequadamente capacitadas para operar os novos carros de combate.

Embora o Bahrein tenha sido alvo de críticas no passado por sua repressão a protestos em 2011, a parceria com os EUA demonstra um reconhecimento renovado de sua importância estratégica na região. O embargo de armas imposto durante a era Obama foi levantado, e sob a administração Trump, as relações entre os dois países se fortaleceram, culminando no acordo de normalização das relações com Israel, uma iniciativa elogiada pelos Estados Unidos.

Sob a administração Biden, o compromisso mútuo entre os EUA e o Bahrein continua a crescer, com um novo acordo assinado no ano passado para fortalecer os laços econômicos e de defesa, incluindo uma maior partilha de informações.

A venda dos Abrams para o Bahrein representa um marco na cooperação militar com os EUA, sinalizando um compromisso conjunto com a segurança e estabilidade na região do Golfo Pérsico.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger