quarta-feira, 27 de março de 2024

Dinamarca e Argentina Firmam Acordo Histórico: Mais um Passo Rumo à Concretização da Aquisição dos F-16 pela Argentina

Em uma cerimônia realizada hoje (27) na capital argentina, os Ministros da Defesa da Dinamarca e da Argentina, Troels Lund Poulsen e Luis Alfonso Petri, respectivamente, assinaram uma carta de intenções marcando um novo capítulo na cooperação militar entre os dois países. O acordo envolve a venda de 24 caças F-16 dinamarqueses para a Argentina, fortalecendo os laços bilaterais e impulsionando a capacidade aérea da nação sul-americana.

A decisão de adquirir os caças F-16 já havia sido noticiada anteriormente pelo GBN Defense, em 23 de março, quando o presidente argentino, Javier Millay, declarou a decisão da Argentina pela aquisição dos caças. Agora, com a assinatura da carta de intenções, é dado mais um passo rumo à concretização deste acordo histórico.

Em declarações após a assinatura, o Ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, expressou sua satisfação com o acordo, enfatizando a colaboração entre Dinamarca, Argentina e Estados Unidos na negociação. "Tive uma reunião extremamente frutífera com meu colega argentino, que expressou grande satisfação por se tornar membro da família das nações que operam o F-16 em todo o mundo. O acordo foi negociado em colaboração com os Estados Unidos", afirmou Poulsen.

A decisão de vender os jatos F-16 dinamarqueses à Argentina foi tomada após um meticuloso processo de avaliação e em estreita colaboração com o governo americano, que deu seu aval para a venda das aeronaves produzidas nos EUA.

Troels Lund Poulsen explicou o contexto por trás da decisão, revelando que a Dinamarca está em processo de substituição de sua frota de F-16 por novas aeronaves F-35. Como parte deste processo, a Dinamarca decidiu doar 19 de seus F-16 à Ucrânia e vender os 24 restantes para a Argentina. "Estou, portanto, muito satisfeito que meu colega argentino e eu hoje em Buenos Aires assinamos uma carta de intenções sobre a possível venda", acrescentou Poulsen.

A aquisição dos caças F-16 representará um avanço significativo para a Força Aérea Argentina, reforçando sua capacidade de defesa e operações militares. Além disso, este acordo é um marco importante na cooperação entre os países, abrindo portas para futuras parcerias no âmbito da segurança e defesa.

Autoridades argentinas também demonstraram entusiasmo com o acordo, destacando a importância estratégica da aquisição do F-16 para a modernização e fortalecimento das capacidades de defesa do país.

Com a assinatura da carta de intenções, inicia-se agora um processo formal de negociação entre os governos da Dinamarca e da Argentina, que incluirá detalhes sobre o cronograma de entrega, treinamento de pilotos e manutenção das aeronaves. Espera-se que este acordo beneficie ambas as nações, promovendo a cooperação militar e fortalecendo os laços entre a Dinamarca, os EUA e a Argentina.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger