terça-feira, 19 de março de 2024

Tensões no Mar Negro: Navios de Carga Russos Mudam Rotas por Medo de Drones Ucranianos

Nos últimos dias, uma mudança significativa nos movimentos dos navios de carga russos tem chamado a atenção das autoridades marítimas e especialistas internacionais. De acordo com informações do itamilradar.com, os cargueiros russos Sparta IV e Ursa Maior, conhecidos por transporte de armas e equipamentos militares entre os portos russos no Mar Negro e a Síria, agora estão evitando essa rota em resposta ao crescente temor dos drones marítimos ucranianos.

Anteriormente, esses navios eram escoltados por navios de escolta russos, indicando sua carga militar. No entanto, nos últimos dias, ao cruzarem o Estreito de Gibraltar, foram escoltados pelo navio patrulha HMS Dagger, da Marinha Real Britânica.

A rota de desvio agora escolhida pelos navios russos atravessa o Mar Mediterrâneo, o Oceano Atlântico e o Mar Báltico, prolongando a viagem em até duas ou três semanas. Essa mudança representa não apenas um desvio logístico, mas também um reconhecimento das crescentes ameaças no Mar Negro.

O motivo por trás dessa mudança de rota é atribuído à crescente ameaça dos drones marítimos ucranianos. Estas embarcações não tripuladas transformaram o Mar Negro em uma área extremamente perigosa para os navios russos, levando-os a optar por rotas mais longas e possivelmente, menos arriscadas.

Os cargueiros russos, pertencentes à empresa Oboronlogistics, do Ministério da Defesa russo, são alvo de sanções internacionais devido ao seu envolvimento em operações logísticas durante as invasões de 2014 e 2022. O Sparta IV, por exemplo, é um navio de carga geral com capacidade para transportar uma ampla gama de equipamentos militares, incluindo blindados e caminhões táticos KAMAZ-5350.

A decisão de mudar as rotas de transporte militar indica as preocupações russas com a segurança de seus navios na região, além de ressaltar a complexidade das dinâmicas geopolíticas em jogo.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger