sábado, 23 de março de 2024

Parcerias Estratégicas: Comitiva de Militares Brasileiros Visita Empresas de Defesa na Índia

Uma comitiva de militares brasileiros liderada pelo General de Brigada Marcelo Rocha Lima, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), realizou uma missão na Índia, com o objetivo de explorar parcerias estratégicas na indústria de defesa. Durante quatro dias intensos, entre os dias 19 e 20 de março, diversas empresas indianas renomadas abriram suas portas para a delegação brasileira, revelando oportunidades promissoras de colaboração e compartilhamento de tecnologias.

A primeira parada da comitiva foi na Bharat Eletronic Limited (BEL), uma empresa líder na fabricação de produtos de defesa avançados. Lá, o General Lima e sua equipe foram recebidos por uma apresentação detalhada dos mais recentes desenvolvimentos em radares de longo alcance, sistemas de defesa aérea, mísseis de precisão, soluções de cibersegurança e tecnologias de monitoramento de fronteiras. A BEL também demonstrou sua capacidade de comunicações militares, destacando sistemas inovadores de comunicação por satélite e redes seguras. Durante as discussões, foi explorada a possibilidade de integrar essas tecnologias aos projetos em andamento na Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, visando fortalecer as capacidades de defesa dos dois países.

Em seguida, a comitiva visitou a renomada empresa TATA, cujo nome é sinônimo de excelência em uma ampla gama de indústrias, incluindo a defesa. Na sede da TATA, foram apresentados os mais recentes avanços em veículos blindados de combate, sistemas de comando e controle, além de sistemas de artilharia de campanha de alta precisão. O General e sua equipe puderam examinar de perto os veículos blindados avançados produzidos pela TATA, equipados com tecnologias de ponta para garantir mobilidade, proteção e letalidade em campo de batalha. Além disso, foram discutidas possibilidades de cooperação para o desenvolvimento conjunto de novos sistemas de defesa, aproveitando a expertise complementar das empresas brasileiras e indianas.

No dia seguinte, a comitiva explorou ainda mais a fundo as capacidades da indústria de defesa indiana, com visitas à Bharat Dynamics Limited (BDL), que possui um vasto portfólio, produzindo mísseis e sistemas de defesa de vários tipos, desde ATGM à sistemas de defesa aéreos, como o AKASH-NG e o QR-SAM,  e à Armoured Vehicles Nigam Limited (AVNL). Na BDL, o foco estava no sistema de artilharia antiaérea de média altura, cuja tecnologia despertou grande interesse por parte do Exército Brasileiro, onde destacamos o AKASH-NG como um dos principais pontos de interesse. Foram discutidas possibilidades de integração desses sistemas com os sensores e sistemas de defesa em desenvolvimento no Brasil, visando fortalecer a defesa aérea e a capacidade de dissuasão do país.

Já na AVNL, a comitiva testemunhou em primeira mão a produção em série de veículos blindados de combate, incluindo a Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz) BMP-2 e o Carro de Combate (VBC CC) Arjun. Além disso, foram apresentados materiais de emprego militar para artilharia de campanha, destacando a qualidade e a inovação presentes na indústria de defesa indiana. Durante as discussões, foram exploradas possibilidades de transferência de tecnologia e cooperação industrial entre as empresas indianas e brasileiras, visando aumentar a interoperabilidade e a autonomia na produção de equipamentos militares.

No terceiro dia da missão, a comitiva dirigiu-se à cidade de Pune, onde visitou as instalações da BHARAT FORGE, uma multinacional conhecida por sua expertise na fabricação de uma ampla variedade de sistemas e materiais de emprego militar. Na BHARAT FORGE, a comitiva brasileira foi apresenta aos mais recentes desenvolvimentos em obuseiros, veículos blindados, drones e munições. Destacou-se a ênfase na inovação e na qualidade, com produtos projetados para atender às necessidades operacionais mais exigentes das forças armadas. Durante as discussões, foram discutidas possibilidades de colaboração em projetos de desenvolvimento conjunto e transferência de tecnologia, visando fortalecer as capacidades industriais e de defesa de ambos os países.

Finalizando as atividades, a comitiva visitou a Larsen & Toubro, uma das principais fabricantes de sistemas de defesa da Índia. Lá, foram apresentados sistemas de artilharia de campanha, canhões antiaéreos, equipamentos de comunicações e uma variedade de veículos militares. A comitiva teve a oportunidade de examinar de perto as tecnologias avançadas empregadas pela Larsen & Toubro, destacando-se a precisão e a confiabilidade de seus sistemas. Durante as discussões, foram exploradas possibilidades de cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como oportunidades de investimento em infraestrutura industrial.

Ao longo das visitas, ficou evidente o potencial de colaboração entre as empresas de defesa brasileiras e indianas, com oportunidades de compartilhamento de tecnologias e conhecimentos. Essa missão não apenas fortaleceu os laços entre o Brasil e a Índia, mas também abriu novas perspectivas para parcerias estratégicas que beneficiarão ambos os países no futuro, garantindo a segurança e a estabilidade regional.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro (EPEx)

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger