terça-feira, 26 de março de 2024

Atraso de 2 anos na entrega do S-400 para a Índia: Consequências e Expectativas

A Índia enfrenta um atraso de dois anos na entrega do Sistema de Defesa Aérea de Longo Alcance S-400 pela Rússia, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa Russo. O adiamento, atribuído ao conflito em curso na Ucrânia, gera preocupações e reavaliações nos círculos militares e políticos da Índia.

O acordo, firmado nos últimos anos entre a Rússia e a Índia no valor de 5,43 bilhões de dólares, previa o fornecimento de cinco baterias de sistemas de defesa aérea S-400. Até o momento, três baterias foram entregues, com a promessa de que as duas restantes chegariam entre 2023 e 2024.

No entanto, devido aos desdobramentos dos conflitos com a Ucrânia, a Rússia notificou a Índia sobre a necessidade de prorrogar o prazo de entrega. Fontes do Ministério da Defesa indiano afirmaram que as duas baterias restantes do sistema S-400 agora são esperadas apenas para agosto de 2026.

"A parte russa declarou que fornecerá as duas baterias restantes do sistemas de defesa aérea até agosto de 2026", disse a fonte.

A situação é exacerbada pela guerra em andamento entre Rússia e Ucrânia, onde o Exército Russo tem usado ativamente o sistema S-400. Imagens compartilhadas pela Ucrânia levantam questões sobre a eficácia do sistema, destacando preocupações sobre a limitada capacidade de "guerra centrada em rede" da arquitetura de defesa aérea russa.

O Sistema de mísseis de defesa aérea S-400, conhecido como SA-21 Growler pela OTAN, é uma peça crucial do arsenal militar russo, projetado para destruir aeronaves e mísseis. Alega-se que o S-400 tem a capacidade de atingir alvos a até 400 km de distância e a uma altitude de 30 km.

Diante desse cenário, a Índia se vê diante de novos desafios estratégicos e de segurança. O atraso na entrega do S-400 não apenas impacta as capacidades de defesa do país, mas também levanta questões sobre suas relações com a Rússia e a necessidade de explorar alternativas para garantir a segurança nacional.

Enquanto isso, tanto as autoridades indianas quanto russas continuam em diálogo para mitigar os impactos do atraso e encontrar soluções viáveis para garantir a conclusão do acordo de fornecimento de defesa aérea. O futuro da cooperação militar entre Índia e Rússia permanece em foco, com ambas as nações enfrentando desafios significativos em meio às dinâmicas geopolíticas em evolução. 

Analisando as últimas decisões tomadas pela Índia no campo de defesa, é notória a busca pela diversificação de fornecedores, com o país apresentando uma maior aproximação de fornecedores ocidentais em diversos campos da defesa, o que mostra uma redução na aquisição de meios e soluções da Rússia.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger