quarta-feira, 20 de março de 2024

Embraer e Dassault Systèmes Unem Forças no Desenvolvimento de Aeronaves eVTOL Silenciosas

A brasileira Embraer e a francesa Dassault Systèmes, empresa líder em tecnologia de simulação, estão unindo forças para impulsionar o desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) mais silenciosas. Em um anúncio conjunto, as duas empresas revelaram que a tecnologia de simulação da Dassault Systèmes está desempenhando um papel crucial no projeto da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para a mobilidade aérea urbana.

A ferramenta de simulação de dinâmica de fluidos, conhecida como SIMULIA PowerFLOW, está sendo empregada para realizar simulações virtuais altamente precisas das condições operacionais do mundo real. Essas simulações permitem que os engenheiros da Embraer e da Eve avaliem a aerodinâmica e a emissão sonora das aeronaves eVTOL em fase de desenvolvimento.

"Uma das principais vantagens das aeronaves eVTOL é sua natureza elétrica e sustentável. No entanto, a operação em áreas urbanas requer uma atenção especial à redução de ruído", afirma David Ziegler, Vice-Presidente para Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes. "A aplicação da dinâmica de fluidos do SIMULIA permite que a Embraer e a Eve otimizem partes críticas de suas aeronaves eVTOL em um ambiente virtual, contribuindo para um design mais eficiente e silencioso."

A colaboração entre Embraer e Dassault Systèmes faz parte de esforços conjuntos para fornecer soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) mais seguras, acessíveis e sustentáveis. Micael Gianini, Gerente Sênior de Interiores, Ruído e Vibração da Embraer, destaca a importância dos modelos numéricos validados: "Os resultados obtidos através desses modelos têm sido altamente precisos, acelerando significativamente o processo de definição do produto final. O projeto centrado no ser humano garante não apenas a segurança e acessibilidade dos passageiros, mas também o conforto da comunidade, minimizando o ruído."

Em um marco significativo, a Embraer e a Eve anunciaram anteriormente a localização da primeira unidade de produção de eVTOL em Taubaté, São Paulo, Brasil. Com a montagem do primeiro protótipo em escala real já em andamento, seguida por uma extensa fase de testes planejada para 2024, a entrega e operação comercial das aeronaves eVTOL da Eve estão previstas para iniciar em 2026.

O compromisso conjunto de Embraer e Dassault Systèmes em inovação tecnológica e sustentabilidade está pavimentando o caminho para um futuro mais promissor na aviação urbana, onde a segurança, a eficiência e o respeito ao meio ambiente são prioridades centrais.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger