quinta-feira, 21 de março de 2024

Marinha do Brasil Anuncia Lançamento do Submarino "Tonelero"

Na próxima quarta-feira, dia 27 de março, um evento histórico marcará o progresso da Marinha do Brasil (MB) e a parceria estratégica entre o Brasil e a França. O aguardado lançamento ao mar do Submarino "Tonelero" (S42) acontecerá no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Este submarino é um marco importante no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), representando o terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR) construído integralmente no Brasil.

O evento contará com a presença esperada do Presidente da França, Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron. Além da presença do então presidente do Brasil, Lula, a primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, será a madrinha de batismo do submarino, destacando a importância deste momento para a soberania nacional e a defesa da Amazônia Azul.

O PROSUB, desde sua concepção em 2008, tem sido um projeto fundamental para o fortalecimento da defesa do Brasil. Além de promover a geração de empregos e renda, o programa tem sido um catalisador para a formação de mão de obra especializada e o desenvolvimento tecnológico nacional. Com a construção do Complexo Naval de Itaguaí, o sul do estado do Rio de Janeiro se tornou um polo de excelência na fabricação, manutenção e operação de submarinos, contribuindo significativamente para a economia local e nacional.

Os submarinos produzidos no âmbito do PROSUB representam um salto tecnológico para a Marinha do Brasil. Equipados com sensores avançados, mísseis e torpedos, essas embarcações têm uma capacidade dissuasória excepcional, sendo extremamente difíceis de serem localizadas quando submersas. O "Tonelero", baseados no projeto da classe Scorpène francesa, apresenta importantes adaptações para atender às demandas específicas das operações da Marinha do Brasil.

A estratégia nacional de defesa, lançada em 2008, definiu a necessidade de uma "força naval de envergadura" para o Brasil. Nesse sentido, o PROSUB desempenha um papel crucial, modernizando a Força de Submarinos da MB e capacitando o país para a construção de submarinos com propulsão nuclear. Com os submarinos "Riachuelo" (S40), "Humaitá" (S41) e agora o "Tonelero" (S42), o Brasil está dando passos significativos para garantir sua soberania marítima e proteger a vasta extensão da Amazônia Azul.

Além dos benefícios para a defesa nacional, o PROSUB tem impactos positivos para a economia e a tecnologia do Brasil. Ao promover a aquisição de produtos nacionais em toda a cadeia de produção, o programa estimula o desenvolvimento de indústrias locais, gerando empregos diretos e indiretos. A transferência de tecnologia entre o Brasil e a França também posiciona o país como um player importante no cenário internacional de defesa, abrindo portas para oportunidades de exportação no futuro.

O lançamento do Submarino "Tonelero" é, portanto, um marco não apenas para a Marinha do Brasil, mas para todo o país. Representa a união de esforços, a excelência tecnológica e o compromisso com a defesa e o desenvolvimento nacional. A cerimônia de batismo e lançamento ao mar será um momento de orgulho e celebração, marcando mais um passo rumo a um Brasil mais seguro e autossuficiente no campo da defesa naval.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger