quarta-feira, 27 de março de 2024

Ares e Exército Brasileiro Revolucionam Treinamento Militar em Boa Vista com Sistema STARMAX

Em uma iniciativa conjunta entre a Ares e o Exército Brasileiro, uma instrução especializada foi realizada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado REMAX, utilizando o simulador de tiro STARMAX. Essa instrução marca um passo crucial na transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec), em Boa Vista (RR), que está evoluindo de esquadrão para regimento.

No mês passado, um total de 50 viaturas foram enviadas para o local e integrarão o novo 18º RC Mec. Este regimento, que deverá estar completamente transformado até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.

Durante cinco dias intensivos, 32 militares participaram do treinamento, focado na operação do Sistema de Armas Remax integrado ao novo veículo Leve Sobre Rodas Multitarefas – Guaicurus 4x4. O objetivo primordial desse treinamento foi certificar novos atiradores e atualizar aqueles que já possuíam experiência com o sistema REMAX integrado ao Guarani 6x6, garantindo assim que todos os operadores estejam aptos a utilizar o equipamento de maneira eficaz.

José Renato Pimenta, Instrutor e Técnico de Suporte Logístico da Ares, ressaltou a importância do treinamento, enfatizando que além da instrução teórica e prática, foram incluídas sessões de motricidade utilizando o simulador STARMAX. Segundo Pimenta, o simulador oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, minimizando os riscos inerentes à instrução militar e proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado.

Além disso, a Ares oferece suporte em todo o território nacional às Organizações Militares (OMs) que possuem o sistema REMAX, garantindo a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares.

O STARMAX, disponibilizado em uma maleta portátil, apresenta duas versões: pode ser utilizado em uma viatura ou instalado em um local sem a necessidade de veículo. Sua integração com o sistema de treinamento é feita através de um módulo conectado diretamente ao Sistema de Emprego (SE) do REMAX. Esse módulo é responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno, permitindo treinamentos imersivos tanto dentro das viaturas quanto em salas de aula, com a adição de novos elementos à sua configuração.

As características e vantagens do STARMAX incluem maior eficácia no adestramento das tropas, capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura, economia de recursos necessários para a instrução, otimização do tempo investido, software modular e multiplataforma, facilidade de transporte e diminuição de riscos inerentes à instrução militar.

Essa colaboração entre a Ares e o Exército Brasileiro não apenas evidencia o compromisso com a modernização e eficiência das Forças Armadas, mas também destaca a importância da inovação tecnológica na preparação e capacitação dos militares para os desafios contemporâneos.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com Rossi Comunicação

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger