quinta-feira, 21 de março de 2024

ITA promove segunda edição do EEF: Debates sobre o Futuro da Engenharia e Educação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP), está prestes a sediar a segunda edição do evento Engineering Education for the Future (EEF). Com duração de três dias, o evento ocorrerá entre os dias 16 e 18 de maio e promete ser um marco na discussão sobre a educação para a Engenharia do futuro.

Destacando o papel crucial da Engenharia para o desenvolvimento econômico do país e a relevância da educação atualizada para as demandas da sociedade moderna, o EEF 2024 trará uma série de atividades abertas ao público, repletas de debates, competições e exposições.

Entre os pontos altos do evento estão as rodadas de debates sobre processos de aprendizagem e o papel do poder público na promoção de um ensino de qualidade. Além disso, estudantes de universidades de todo o país participarão de competições como o ITA Challenge, o Grand Prix de Inovação e o Data Science Challenge, incentivando o empreendedorismo, a inovação e a resolução de problemas multidisciplinares.

Um destaque especial será a "Mostra ITA 2050", uma exposição que demonstrará o potencial dos projetos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, ressalta a importância do evento como um espaço de discussão de alto nível, enfatizando a integração entre governo, academia e indústria como fundamental para o crescimento econômico e desenvolvimento social baseados no conhecimento.

O coordenador-geral do evento, Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, destaca o EEF-2024 como uma oportunidade para conectar estudantes de Engenharia de todo o país com os desafios e processos emergentes que afetam a profissão, oferecendo um ambiente ideal para a discussão de estratégias educacionais que atendam às necessidades dinâmicas do mercado e da sociedade.

O evento será totalmente gratuito e aberto para estudantes, pesquisadores, empresários e entusiastas do setor vindos de todo o país, buscando promover uma ampla troca de ideias e experiências.

Histórico e Parcerias

Após cinco anos desde a última edição, o ITA continua buscando soluções de excelência para os desafios educacionais contemporâneos. O EEF tornou-se rapidamente uma referência para discussões sobre o ensino de Engenharia no Brasil, refletindo sobre estratégias diante dos impactos da tecnologia e do empreendedorismo.

Em 2019, cerca de 1.300 visitantes participaram do evento, número que se espera ultrapassar neste ano. Empresas parceiras como a Mac Jee, localizada no Vale do Paraíba, São Paulo, e responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a Indústria de Defesa, têm patrocinado as atividades do evento. Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee, destaca a importância do ITA como um centro de excelência que apoia o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados, contribuindo assim para o crescimento da empresa e da Base Industrial de Defesa (BID).

A associação de ex-alunos do ITA, ITAEx, também apoia a iniciativa, buscando enriquecer as discussões e contribuir para o progresso do ensino de Engenharia no ITA e no país como um todo.

O ITA, uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, é reconhecido como um centro de excelência com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da Engenharia. Enquanto isso, a ITAEx, uma associação sem fins lucrativos formada por ex-alunos, tem desempenhado um papel significativo em apoiar o ensino e o desenvolvimento da instituição desde a sua criação em 2016.

Com a segunda edição do EEF, o ITA reforça seu compromisso com a excelência educacional e a inovação na Engenharia, promovendo discussões vitais para o avanço tecnológico e econômico do Brasil.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger