quarta-feira, 27 de março de 2024

PROSUB: Marinha do Brasil Lança Submarino "Tonelero", mais um importante marco no programa de desenvolvimento de submarinos

Hoje, 27 de março, um marco histórico se fez presente nas águas do Complexo Naval de Itaguaí (RJ), com o batismo e lançamento ao mar do Submarino "Tonelero" pela Marinha do Brasil (MB). Este evento não apenas celebra o terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR) totalmente construído no Brasil, mas também representa um passo significativo no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), fruto de uma parceria estratégica entre o Brasil e a França, estabelecida em 2008.

A cerimônia contou com a presença do presidente brasileiro, Lula, juntamente com o Presidente da França, Emmanuel Macron, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e outras autoridades tanto nacionais quanto internacionais. Este encontro ressalta a importância do evento não apenas para as duas nações envolvidas, mas também para o cenário internacional.

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a relevância da parceria Brasil-França, que remonta a 200 anos de relações diplomáticas e atualmente se consolida na proteção da Amazônia Azul. Ele destacou a contribuição francesa para a construção naval brasileira, ressaltando a importância estratégica do PROSUB para a soberania nacional, o fortalecimento da indústria naval e a promoção da inovação.

O Presidente Macron,destacou o caráter histórico da conquista, ao afirmar que o País batizou o Submarino com o nome de uma grande vitória que está gravada na memória brasileira. 

“Mais uma vez, Tonelero será sinônimo de uma vitória brasileira, mas pacífica, industrial, tecnológica. Incontestavelmente uma vitória”, reiterou o Presidente francês. 

Ele reiterou o compromisso mútuo entre Brasil e França, ressaltando os impactos positivos da parceria na geração de empregos, no desenvolvimento tecnológico e na ampliação da capacidade de dissuasão do Brasil.

O Ministro da Defesa, José Mucio, sublinhou os avanços do PROSUB como um reflexo do profissionalismo e da seriedade das instituições envolvidas. Ele ressaltou o impacto econômico do programa, evidenciando o crescimento do setor de defesa e suas contribuições para o Produto Interno Bruto do país.

O Comandante da Marinha, Almirante Olsen, enfatizou a importância estratégica do PROSUB, não apenas para a defesa nacional, mas também para o desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil. Ele destacou o futuro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear como um ativo fundamental para a segurança e a soberania do Brasil.

Além dos aspectos militares e estratégicos, o PROSUB também tem impactos sociais e econômicos significativos. A geração de empregos, a formação de mão de obra especializada e o desenvolvimento da indústria de defesa são apenas algumas das contribuições desse programa para o Brasil.

Em um momento que honra a tradição naval, a primeira-dama brasileira, Janja, teve a honra de batizar o Submarino "Tonelero". Este ato, que remonta a rituais milenares de diferentes culturas, marca não só o nome oficial da embarcação, mas também a proteção desejada para sua tripulação. Com a presença dos presidentes Lula e Macron, do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, o submarino foi lançado ao mar, unindo tradição e modernidade em um evento memorável.

Em suma, o lançamento do Submarino "Tonelero" marca um importante capítulo na história da Marinha do Brasil e do país como um todo. Além de fortalecer a defesa nacional, o PROSUB representa um salto qualitativo no desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil, consolidando sua posição como um ator importante no cenário internacional.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger