De 19 a 21 de março, o mundo da aviação se reúne em Genebra para o prestigiado Airspace World 2024, onde as mais recentes inovações em gestão e controle do espaço aéreo são exibidas e discutidas. Entre os expositores, a Atech, uma empresa do Grupo Embraer, promete atrair as atenções com sua impressionante gama de soluções.
No estande da Atech, localizado na área F22, os holofotes se voltam para os produtos ATM da família Makron. Entre essas inovações está a Plataforma Única de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (SingleATM Platform), desenvolvida em colaboração com a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira). A SingleATM Platform é uma estrutura de hardware e software baseada em arquitetura orientada a serviços, com foco em capacidade, eficiência, ambiente operacional, segurança operacional e segurança de software. Marcos Resende, Diretor de Negócios ATM da Atech, ressalta que essa plataforma não só reduz os custos de expansão e integração, mas também aumenta a interoperabilidade entre os sistemas ATM e melhora significativamente a segurança cibernética.
Outro destaque é o ATMAS (ATM Automation System), um modelo "ATC as a service", no qual a Atech disponibiliza o sistema de gerenciamento de tráfego aéreo para os provedores de sistema de navegação aérea, eliminando a necessidade de aquisição de hardware ou infraestrutura. Nesse modelo, a Atech assume não apenas a implantação, mas também o suporte técnico e os reparos necessários no hardware e no sistema, tudo sem custo adicional para o cliente.
"A implementação do ATMAS pode ser uma estratégia vantajosa para os provedores de sistema de navegação aérea, com a abordagem SaaS proporcionando benefícios financeiros e de customização significativos", explica Marcos Resende.
Além das inovações em produtos, a Atech também enfatiza a integração de conceitos de cibersegurança em seu portfólio ATM, em conformidade com os padrões globais de segurança cibernética. Isso se torna cada vez mais crucial devido à crescente interconexão do ecossistema ATM com a rede mundial.
Em termos de pesquisa e desenvolvimento, a Atech apresenta resultados promissores de estudos sobre Inteligência Artificial aplicada à ATM, demonstrando seu compromisso contínuo com a vanguarda tecnológica.
A presença internacional da Atech é igualmente impressionante, com suas tecnologias e sistemas sendo utilizados em diversos países, incluindo América Latina, África e Índia. Produtos como Skyflow e Leo têm sido adaptados às necessidades específicas desses mercados, enquanto o sistema ATFM SKYFLOW Cloud representa uma abordagem inovadora para gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, baseada em nuvem, conforme preconizado pela ICAO.
SKYFLOW (ATFM): Sistema projetado para calcular a demanda e o equilíbrio da capacidade do espaço aéreo com base nos elementos regulamentados. Ele inclui um ambiente CDM (Collaboration Decision Making) para permitir que as partes interessadas planejem estrategicamente o equilíbrio do espaço aéreo, juntamente com o uso do TMI (Traffic Measurement Initiatives) para manter esse equilíbrio durante as fases pré-tática e tática.
SAGITARIO (ATC): Solução moderna e integrada de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) que fornece um conjunto de ferramentas operacionais aos controladores de tráfego aéreo para apoiar seus processos de tomada de decisão. O sistema oferece consciência situacional precisa proveniente de vários tipos de sensores, planos de voo e informações meteorológicas.
PLATAO (SIMULADOR DE ATC): Um sistema de simulador que oferece suporte a treinamento e simulações para controladores de tráfego aéreo, permitindo que o instrutor explore uma variedade de cenários operacionais diferentes para aumentar a experiência dos trainees em situações reais.
LEO (IFPS): Sistema de Plano de Voo Inicial desenvolvido para centralizar, processar e distribuir os planos de voo para as partes interessadas envolvidas. Ele pode ser integrado ao aplicativo eFPL JANUS, um aplicativo de preenchimento de planos de voo para dispositivos móveis.
JANUS (AMHS): Sistema que fornece serviços de mensagens para vários assinantes interconectados, permitindo o envio e recebimento de vários tipos de mensagens ATS com base em formulários pré-formatados.
COSMOS (R-AFIS): Oferece recursos projetados para fornecer serviços de informações de voo como um AFIS (Aerodrome Flight Information Service) para aeródromos em locais remotos, otimizando o uso de pessoal operacional especializado.
AURA (OPMET): Repositório de informações meteorológicas no qual os agentes relatam periodicamente as condições meteorológicas de uma determinada área, acessível pela aviação geral e pelas companhias aéreas.
AQUILA (SWIM): Plataforma para fornecer interoperabilidade entre diferentes sistemas ATM, harmonizando as informações para diferentes partes interessadas, usando padrões internacionais para publicação e consumo de informações.
Em resumo, a Atech reafirma sua posição como líder em avanços tecnológicos em ATM não apenas no Brasil, mas também globalmente, oferecendo soluções completas e integradas que elevam a segurança, confiabilidade e eficiência dos Serviços de Tráfego Aéreo.
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