sexta-feira, 22 de março de 2024

Turca Otokar vence disputa na Romênia, e irá fornecer mais de mil Veículos Táticos Cobra II

Na última quarta-feira (20), o Ministério da Defesa Nacional romeno anunciou que a empresa turca Otokar emergiu como a única concorrente vitoriosa na disputa para fornecer os novos veículos táticos 4x4 para o exército do país. A proposta da Otokar oferece à Romênia a entrega de mais de mil veículos táticos leves sobre rodas Cobra II, juntamente com um pacote abrangente de cooperação industrial e transferência de tecnologia para empresas romenas.

De acordo com fontes turcas, a oferta compreende 1.059 veículos Cobra II, com um valor estimado em mais de 900 milhões de euros. Este acordo marca um passo significativo na modernização e fortalecimento das capacidades militares da Romênia.

A competição atraiu inicialmente o interesse de outras grandes empresas do setor, incluindo a Arquus da França e a Oshkosh dos Estados Unidos. No entanto, ambas desistiram da disputa, citando os requisitos financeiros e técnicos desafiadores estabelecidos pelo Ministério da Defesa romeno.

Uma das principais razões para a retirada da Oshkosh foi a indisponibilidade do Congresso dos Estados Unidos em concordar com a transferência de tecnologia exigida pelas autoridades romenas. Essa decisão destacou a complexidade e os obstáculos enfrentados no fornecimento de equipamentos militares sensíveis.

A oferta da Otokar inclui uma variedade impressionante de nove configurações diferentes para os veículos Cobra II, abrangendo desde transporte de pessoal blindado até caça-tanques e ambulâncias blindadas. Além disso, os veículos estão equipados com armamento capaz de lidar com uma ampla gama de cenários de combate, incluindo torres com metralhadoras 12,7 mm (.50) ou canhões de 20 mm, bem como mísseis antitanque guiados.

A Romênia, ao aceitar esta proposta, não apenas fortalece suas capacidades defensivas, mas também abre portas para uma colaboração mais estreita com a indústria de defesa turca, consolidando assim os laços bilaterais entre os dois países.

Com a assinatura deste contrato histórico, a Otokar reafirma sua posição como uma das principais fornecedoras de veículos táticos de alta qualidade e reforça sua presença no mercado europeu de defesa.



GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger