sábado, 23 de março de 2024

França e Alemanha Unem Forças para Desenvolver Carro de Combate (MBT) de Próxima Geração

Em uma demonstração de cooperação internacional e avanço tecnológico, França e Alemanha anunciaram um acordo histórico para o desenvolvimento conjunto do Main Ground Combat System (MGCS), um carro de combate de próxima geração destinado a substituir os renomados Leopard 2 e Leclerc.

O acordo foi formalizado durante uma reunião entre os ministros da defesa de ambos os países, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, e seu homólogo francês, Sebastien Lecornu, realizada em Berlim. Sob os termos do acordo, Berlim e Paris colaborarão no planejamento e desenvolvimento do MGCS, com uma divisão clara de tarefas entre as nações parceiras.

O ministro francês Pistorius enfatizou que o MGCS não será simplesmente uma versão modernizada dos carros de combate Leclerc ou Leopard 2, mas sim um modelo completamente novo, equipado com capacidades avançadas e tecnologia de ponta.

"Estamos testemunhando um marco na história da cooperação militar europeia. O Main Ground Combat System representa o compromisso conjunto da França e da Alemanha com a segurança e a defesa", declarou Pistorius.

O desenvolvimento do MGCS é visto como um passo estratégico para fortalecer a autonomia europeia em matéria de defesa, ampliando a independência de sistemas de armas importados de países externos à União Europeia. Além disso, o projeto visa garantir que as forças armadas francesas e alemãs estejam equipadas com as mais avançadas tecnologias de combate terrestre, mantendo sua posição como líderes em inovação militar.

O próximo passo do projeto será a assinatura de um documento formal para a primeira fase de desenvolvimento, programada para ocorrer em Paris no dia 26 de abril. Especula-se que este documento delineará os detalhes específicos do projeto, incluindo cronogramas de desenvolvimento, alocação de recursos e metas de desempenho.

A iniciativa conjunta entre França e Alemanha está sendo acompanhada de perto por outros países europeus, que demonstraram interesse em participar do projeto ou em adquirir o MGCS no futuro. Esta colaboração transfronteiriça não apenas promete fortalecer os laços entre as nações envolvidas, mas também abrir novas oportunidades para a indústria de defesa europeia.

Com a assinatura iminente do acordo de desenvolvimento, o MGCS está pronto para se tornar o próximo marco na evolução dos sistemas de combate terrestre, solidificando a posição da Europa como uma potência militar líder no cenário global.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger