sábado, 23 de março de 2024

Exército em Ação: Resposta Ágil e Solidária diante das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana no RJ

As chuvas intensas que castigaram a Região Serrana do Rio de Janeiro desencadearam uma série de desafios para as autoridades locais. Diante desse cenário de emergência, o Comando Militar do Leste (CML) demonstrou seu comprometimento com a segurança e o bem-estar da população ao antecipar-se à situação e mobilizar suas tropas para prestar apoio à Defesa Civil, especialmente em Petrópolis.

Desde a manhã de sexta-feira, 22 de março, o CML estava em alerta máximo devido a chegada de uma forte frente fria acompanhada de tempestade e ventos de até 100km/h. Diante deste cenário complexo que surgia no horizonte, prontificou suas tropas para eventuais demandas. A resposta não tardou quando a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis solicitou assistência militar para a busca de vítimas de deslizamentos no bairro Alto Independência.

A 1ª Divisão de Exército (1ª DE) imediatamente acionou a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), com sede em Juiz de Fora – MG. O Centro de Operações SAPUCAIA foi ativado para planejar as ações e o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), situado em Petrópolis, mobilizou seus efetivos, enviando militares e viaturas para a área afetada e disponibilizando recursos essenciais, como colchões, para os desabrigados.

Neste sábado, 23 de março, a resposta do Exército foi ainda mais robusta. A 4ª Bda Inf L Mth enviou um contingente significativo, composto por 454 militares e 69 viaturas, visando ampliar as capacidades de intervenção nas áreas mais atingidas. O reforço logístico contou com o apoio do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, da Companhia de Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, da 4ª Companhia de Comunicações Leve de Montanha, do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha e do 35º Pelotão de Polícia do Exército.

O CML reitera seu compromisso de estar em constante prontidão para oferecer auxílio e assistência à população atingida por calamidades. A rápida mobilização das tropas e a efetiva coordenação das ações demonstram a capacidade do Exército em lidar com situações emergenciais, garantindo suporte, segurança e conforto nos momentos mais críticos.

Em meio às adversidades causadas pelas chuvas, o papel do Exército em Petrópolis (RJ) não apenas reforça sua importância na defesa nacional, mas também ressalta sua atuação humanitária e solidária diante das necessidades da população civil face a catástrofes naturais.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro (CCOMSEX)

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger