quinta-feira, 21 de março de 2024

Inédito: Pela primeira vez em sua história, helicóptero da Marinha Francesa abate drone

Na última quarta-feira (20), um helicóptero AS-565 Panther operando a partir da fragata "FS Asalce" (FREMM D656) protagonizou uma interceptação inédita para Marine Nationale (Marinha Francesa) ao abater um veículo aéreo não tripulado Sammad-2 lançado pelos rebeldes Houthi contra um navio mercante no Mar Vermelho. Este evento ocorreu durante uma operação liderada pela União Europeia, conhecida como EUNAVFOR ASPIDES.

A operação EUNAVFOR ASPIDES, lançada há um mês, tem como objetivo restaurar e salvaguardar a liberdade de navegação no Mar Vermelho, no Oceano Índico e no Golfo.

"Em 20 de março, enquanto realizava proteção aproximada sob o comando EUNAVFOR ASPIDES no Mar Vermelho, o helicóptero de uma fragata francesa abateu um VANT Houthi que ameaçava a navegação mercante", informa uma declaração publicada pela EUNAVFOR ASPIDES.

O VANT Sammad-2 empregado pelos rebeldes Houthi, foi abatido com pelo AS565 Panther francês empregando uma metralhadora de 7,62mm instalada na porta lateral do helicóptero francês. O sucesso desta operação destaca a perfeita coordenação entre a equipe que opera os sistemas de monitoramento a bordo da fragata, responsáveis por rastrear e identificar alvos através do radar Herakles, e a tripulação do helicóptero, que conta com janela de oportunidade para a interceptação do drone bastante estreita devido as características de voo do Sammad-2 e sua velocidade, o que torna o feito ainda mais notável.

As tripulações de helicópteros da Marine Nationale têm rotineiramente treinado para realizar interceptações como esta, sendo parte do treinamento para combater ameaças representadas por drones, e este feito inédito consagra todos esforços e adestramentos das tripulações francesas neste perfil de interceptação, destacando sua capacidade de resposta e prontidão diante de ameaças emergentes na região do Mar Vermelho.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger