quarta-feira, 27 de março de 2024

Marinha do Brasil realiza Exercício "DEPORTEX" para Defesa do Porto de Cotegipe (BA)

No dia 25 de março, a Marinha do Brasil deu início ao Exercício "DEPORTEX LE/2024" nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC) em Salvador. Este exercício, que se estenderá até o dia 28, é concebido para aprimorar as capacidades da Força na Defesa Naval de Portos e conta com a participação de 450 militares e seis navios.

Participam do "DEPORTEX" aproximadamente 450 militares do Comando do 2° Distrito Naval (Com2ºDN), da Base Naval de Aratu, da Capitania dos Portos da Bahia, do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Comando da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste. Os navios envolvidos incluem a Corveta "Caboclo", os Navios-Patrulha "Gravataí" e "Guaratuba", e os Navios-Varredores "Araçatuba", "Aratu" e "Atalaia", além de outras embarcações de organizações subordinadas ao Com2ºDN, como lanchas de Patrulha e Inspeção Naval.

A escolha do TPC para este exercício foi estratégica, dada sua localização dentro da Baía de Todos-os-Santos, a maior do Brasil e a segunda maior do mundo, e sua importância crucial na exportação de grãos. Desde o início de suas operações em 2005, movimentando trigo para a Grande Moinho Aratu, empresa do Grupo M. Dias Branco, o terminal tem sido um ponto focal para o comércio de grãos.

Jorge Pessoa, Diretor de Operações do TPC, expressou a importância deste exercício para o terminal, destacando o papel vital que desempenha na exportação de grãos. Ele apontou que a região oeste produz atualmente cerca de 7 milhões de toneladas de soja por ano, com 95% das exportações passando por Cotegipe. No ano de 2023, o terminal alcançou um recorde de movimentação, fechando o ano com 6,018 milhões de toneladas.

O Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2° Distrito Naval, enfatizou a importância da preparação da Força para defender áreas marítimas restritas, especialmente diante de ameaças imprevisíveis. Ele ressaltou que o exercício simula uma situação de ataque às instalações portuárias, permitindo que a Marinha teste e ajuste suas estratégias de defesa em cooperação com outras instituições do setor de segurança pública.

Este exercício de quatro dias demonstra o compromisso da Marinha do Brasil em garantir a segurança e a defesa de áreas estratégicas, como o Porto de Cotegipe, enquanto colabora estreitamente com importantes parceiros no setor portuário e de segurança.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger