terça-feira, 19 de março de 2024

Desafios e Avanços na Transparência Governamental: Um Olhar sobre o Exército Brasileiro

No cenário em constante evolução da governança e prestação de contas, o Estado-Maior do Exército Brasileiro emergiu como um protagonista na busca por maior transparência e acesso à informação. Sob a égide do 3° Ciclo de Palestras sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Plano de Dados Abertos (PDA/EB), e o Sistema Informatizado de Agendas do Governo Federal (e-Agendas), o Exército consolidou esforços para aprimorar seus procedimentos e entendimentos.

O evento, que decorreu de 13 a 15 de março, foi um marco significativo na trajetória do Exército em direção à transparência e accountability. Com o objetivo de uniformizar e aperfeiçoar os processos relacionados à LAI, LGPD, PDA/EB e e-Agendas, as palestras foram fundamentadas nas diretrizes da Controladoria-Geral da União, da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, do Estado-Maior do Exército, do Gabinete do Comandante do Exército e do Centro de Comunicação Social do Exército.

Participaram do evento membros do público interno que atuam nos Órgãos de Direção Operacional (ODOp), Órgãos de Direção Setorial (ODS), Órgãos de Assistência Direta e Imediata do Comandante do Exército (OADI), além de membros do Estado-Maior do Exército, Comandos Militares de Área e Base Administrativa do Quartel-General do Exército.

O 3° Ciclo de Palestras não apenas demonstrou o compromisso do Exército Brasileiro com a transparência e a integridade, mas também destacou a importância da atualização constante e do diálogo contínuo com as normativas governamentais. A transparência não é apenas um princípio a ser seguido, mas uma cultura a ser cultivada, e o Exército está firmemente comprometido com essa jornada.

Nesse sentido, o evento serviu como uma plataforma para a troca de experiências, a construção de redes e o fortalecimento das capacidades institucionais. Através de debates, workshops e sessões interativas, os participantes foram capacitados com as ferramentas necessárias para promover a transparência e o acesso à informação em suas respectivas esferas de atuação.

À medida que o Brasil avança para uma nova postura, os desafios da transparência e da proteção de dados tornam-se ainda mais prementes. No entanto, com iniciativas como o 3° Ciclo de Palestras, o Exército Brasileiro está demonstrando liderança e compromisso em enfrentar esses desafios de frente, pavimentando o caminho para uma governança mais transparente, responsável e orientada pelos princípios democráticos.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger