sábado, 23 de março de 2024

Argentina adquire F-16 dinamarqueses

Após anos de incertezas e desafios decorrentes do embargo britânico à sua defesa, a Argentina deu um passo significativo para fortalecer sua força aérea. Segundo fontes, o país fechou um acordo para a compra de 24 aeronaves F-16A/B MLU da Dinamarca, o pacote ainda conta com mísseis AMRAAM e Sidewinder, representando um acordo estimado em cerca de US$ 650 milhões.

A decisão de adquirir os caças dinamarqueses vem em um momento crucial para a Argentina, que busca modernizar suas capacidades de defesa. Desde o conflito das Falklands/Malvinas em 1982, as relações com o Reino Unido têm sido tensas, com um embargo de armas imposto à Argentina, deixando o país em uma posição delicada em termos de defesa, a qual no momento carece de meios aéreos capazes de defender sua soberania nos céus.

O presidente argentino, Javier Millay, anunciou a decisão durante um discurso na quarta-feira, 20 de março, destacando a importância estratégica dessa aquisição para o país. Entre as opções consideradas estavam o caça Tejas Mk1 da Índia e o JF-17 da China, mas, segundo fontes, o presidente argentino optou pelo F-16 usado da Dinamarca por diversos aspectos, sendo apontada a influência política de Washington o fiel da balança.

No entanto, surgiram preocupações sobre a possibilidade da Dinamarca mudar de posição devido às circunstâncias na Ucrânia. Relatos iniciais sugeriram que os caças F-16 poderiam ser destinados à ajuda militar destinada a Ucrânia em vez de serem vendidos para a Argentina. Essa incerteza trouxe um elemento de incertezas sobre o acordo de compra.

Apesar disso, uma fonte argentina confirmou que o acordo foi firmado e inclui não apenas os 24 F-16A/B MLU, mas também uma variedade de mísseis, como o AIM-9 Sidewinder e o AIM-120 AMRAAM, o que colocará a Argentina novamente em destaque no cenário regional. Esses recursos adicionais proporcionarão à Argentina uma capacidade de defesa aprimorada e uma maior flexibilidade operacional em suas operações aéreas.

A modernização da força aérea argentina representa um marco significativo no fortalecimento das capacidades de defesa do país. Com a chegada dos F-16, a Argentina poderá novamente garantir a segurança de suas fronteiras e proteger seus interesses em um mundo cada vez mais complexo e desafiador.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger