quinta-feira, 21 de março de 2024

Forças Russas Fracassam na Tentativa de Capturar Variante Sueca do Leopard 2A5

Em meio ao cenário já tenso, as forças russas enfrentaram um revés ao tentar capturar um carro de combate Leopard 2A5 danificado, sendo um Strv 122A, variante sueca do Leopard 2A5, um dos modernos carros de combate ocidentais empregados pelas forças ucranianas. Esse episódio ressalta a intensa competição pela captura de equipamentos e tecnologia militar na região, sublinhando a importância crucial de impedir a transferência de tecnologia ocidental para as mãos russas através da captura desse tipo de equipamento.

A Suécia tomou uma decisão estratégica ao enviar 10 carros de combate Strv 122A (Leopard 2A5) para a Ucrânia, com anúncio feito no aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2023. Esses carros de combate, operados por tripulações ucranianas treinadas na Suécia, agora desempenham um papel ativo no campo de batalha ucraniano.

A variante sueca do Leopard 2A5, conhecida como Strv 122A, é uma versão com tecnologia robusta e avançada. Produzida em colaboração entre a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e a Land Systems Hägglunds AB, esta versão apresenta uma blindagem composta avançada, incorporando aço de alta dureza, tungstênio e componentes cerâmicos.

Equipado com um canhão de cano liso Rheinmetall L44 de 120 mm como armamento principal, juntamente com armamento secundário incluindo metralhadoras 7,62 × 51 mm OTAN e lançadores de granadas fumígenas GALIX, o Strv 122A se destaca como uma versão do formidável Leopard 2A5 temível no campo de batalha.

Movido por um motor diesel V-12 biturbo MTU MB 873 Ka-501, o Leopard 2A5 pode atingir velocidades de até 68 km/h e possui uma autonomia de 550 km, graças ao seu tanque de 1.200 litros.

A recente tentativa da Rússia de capturar e evacuar o Leopard 2A5 danificado revela um objetivo estratégico não apenas de adquirir tecnologia ocidental, mas também de utilizar esse equipamento para fins de propaganda.

O Leopard 2A5 desempenha um papel crucial nas operações da 21ª Brigada Mecanizada do Exército Ucraniano na zona leste da frente. Sua blindagem avançada e poder de fogo o tornam um elemento chave na resistência ucraniana contra a invasão russa.

Um recente confronto, com um drone russo atacando com sucesso o Strv 122A, obrigou sua tripulação a abandonar o blindado danificado. As forças russas tentaram recuperar o Strv 122A empregando veículos de recuperação BREM, mas seus esforços foram frustrados pelos operadores ucranianos de drones da 3ª Brigada de Assalto, que atacaram os veículos de recuperação russos, interrompendo o processo de evacuação no meio do caminho, confira o vídeo clicando aqui.

Essa operação não apenas impediu que os russos adquirissem o blindado europeu, mas também destacou os riscos e a complexidade envolvidos na recuperação de ativos tão valiosos em um ambiente de combate altamente contestado.

O Leopard 2A5, com seu design e capacidades avançadas, desperta um interesse significativo das forças russas, que buscam desvendar seus segredos tecnológicos. A perda ou captura de tal equipamento poderia minar a vantagem tecnológica das forças ocidentais e aliadas sobre seus adversários, acrescentando um novo elemento de tensão ao conflito em curso na Ucrânia.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger