sexta-feira, 22 de março de 2024

Comando do 6º Distrito Naval realiza resgate de homem picado por cobra no Pantanal sul-mato-grossense

Na tarde da última quinta-feira (21), o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em operação conjunta com o Corpo de Bombeiros, executou um resgate na remota região do Paiaguás, localizada a cerca de 75 km de Ladário, no Pantanal sul-mato-grossense. O incidente envolveu um homem de 31 anos, vítima de uma picada de cobra na panturrilha direita, gerando sintomas de dor intensa e formigamento.

A ação coordenada foi desencadeada após o recebimento de um pedido de apoio dos Bombeiros, que rapidamente mobilizaram recursos para atender a situação emergencial. Com o emprego de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Com6ºDN, o resgate foi realizado com eficiência e agilidade.

O deslocamento contou com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa), garantindo cuidados médicos especializados durante todo o trajeto. Ao chegar ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros estava pronta para transportar o paciente até a Santa Casa de Corumbá, onde receberá tratamento adequado.

É importante destacar que esse tipo de resgate, conhecido como Evacuação Aero Médica (EVAM), é uma ação de cooperação entre a Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros. Geralmente ocorre em locais de difícil acesso ou inacessíveis por via terrestre, em situações de emergência comprovada. 

Contudo, a viabilidade do voo depende de uma série de fatores, como condições meteorológicas favoráveis, disponibilidade da aeronave durante o período diurno e a distância até o local do incidente.

Essa operação conjunta demonstra a importância da integração entre as forças armadas e os serviços de emergência civil, garantindo um pronto atendimento em situações críticas, mesmo em áreas remotas como o Pantanal sul-mato-grossense. A rápida resposta e eficiência no resgate são essenciais para preservar vidas e garantir a segurança da população.

Um Bravo-Zulu a todos envolvidos nesta operação de resgate!



GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger