quinta-feira, 21 de março de 2024

Exército Promove Seminário que destaca o papel das Peacekeepers Brasileiras na promoção da Paz e Igualdade de Gênero

No Quartel-General do Exército, em Brasília, o Comando de Operações Terrestres (COTER) em conjunto com a Rede Brasileira de Operações de Paz do Brasil (REBRAPAZ) está organizando um evento singular que visa destacar o papel das mulheres nas operações de paz. Com o tema "Peacekeepers brasileiras: destaques do Brasil na implementação da agenda sobre mulheres, paz e segurança", o seminário ocorrerá no dia 21 de março e contará com a participação de diversas autoridades e especialistas no assunto.

O evento será dividido em dois painéis, nos quais mulheres militares que já participaram de missões de paz compartilharão suas experiências. Autoridades do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério da Defesa e Ministério das Relações Exteriores estarão presentes, juntamente com representantes das Forças Armadas, polícias estaduais, missões diplomáticas, organismos internacionais, professores, pesquisadores e outros interessados na atuação do Brasil em operações de paz. Para ampliar o alcance, o seminário será transmitido ao vivo pelo canal da REBRAPAZ no YouTube.

Um dos principais enfoques do evento será a implementação da agenda da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança pelo Exército Brasileiro. Os painéis abordarão as novas abordagens de preparo de peacekeepers, equipes de engajamento, forças de reação rápida e as experiências das brasileiras em operações de paz.

Atualmente, o Exército Brasileiro tem 10 mulheres em missões de paz individuais em locais como o Saara Ocidental, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e República Centro-Africana. Essa participação está em consonância com o compromisso do Brasil com a agenda da ONU de aumentar a presença feminina nessas missões. Investimentos têm sido feitos na capacitação dessas militares, por meio de estágios no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Além do seminário, o reconhecimento internacional do Brasil pela participação feminina em missões de paz é evidenciado pela indicação da Tenente-Coronel Renata de Castro Monteiro Netto para um importante prêmio da ONU. A militar, atualmente desdobrada em missão de paz no Sudão do Sul, foi indicada ao prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero das Nações Unidas de 2023, sendo a primeira representante do Exército Brasileiro a concorrer nessa categoria.

Renata Monteiro desempenha um papel crucial como observadora militar, monitorando e relatando violações dos direitos humanos em áreas de conflito. Sua atuação exemplar durante uma onda de violência e instabilidade no Sudão do Sul em 2023, resultando no resgate de dezenas de crianças e mulheres vulneráveis, foi fundamental para sua indicação ao prêmio.

A indicação ao prêmio é feita pelo Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e pelo Comandante da Força Militar. A decisão final será anunciada em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, no fim de maio, durante as comemorações do Dia do Peacekeeper.

O Seminário sobre Mulheres, Paz e Segurança promete ser um evento enriquecedor, destacando o papel vital das mulheres nas operações de paz e o compromisso do Brasil com a promoção da igualdade de gênero nesse contexto.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Exército Brasileiro

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger