terça-feira, 19 de março de 2024

Esquadrão Pampa Celebra 100 Mil Horas de Voo em Caças F-5

Na manhã da última segunda-feira (18), o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), conhecido como "Esquadrão Pampa", alcançou um feito histórico na aviação militar brasileira: atingiu a marca de 100 mil horas de voo em aeronaves F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Este marco não apenas representa um testemunho do compromisso e dedicação do efetivo do Esquadrão Pampa, mas também destaca a importância dessa unidade na defesa da soberania do Espaço Aéreo Nacional.

O Esquadrão Pampa, uma unidade de caça baseada na Base Aérea de Canoas (BACO), localizada no estado do Rio Grande do Sul, tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da segurança aérea do Brasil. Desde sua fundação, o esquadrão operou diversas aeronaves de caça, culminando na atual frota de F-5M, uma versão modernizada do renomado F-5 Tiger II.

O voo histórico que marcou as 100 mil horas de operação das aeronaves F-5 do Esquadrão Pampa contou com a participação do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, que acompanhou a missão.

O momento exato em que o Esquadrão Pampa atingiu essa marca significativa foi comunicado pelo Comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, durante o voo. "Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!", declarou o Tenente-Coronel Guimarães.

Após o pouso, os pilotos foram recebidos com honras pela liderança da BACO, incluindo o Comandante da Base, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues, bem como por familiares, o efetivo do Esquadrão Pampa, a Banda de Música da BACO e entusiastas da aviação.

Durante a recepção, o Major-Brigadeiro do Ar Dang expressou sua gratidão e alegria. "Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Tenente-Coronel Aviador Navarro por ter me concedido a oportunidade ímpar de, após vinte cinco anos do meu último voo de F-5, retornar ao cockpit deste caça fantástico. Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço. Ainda mais considerando essa situação especial, um feito histórico para o 1°/14° Grupo de Aviação, quando atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F-5, que deve ser dedicada a todos os integrantes desta Unidade Aérea, de ontem e de hoje, Oficiais, Graduados e Praças, os quais contribuíram para a consecução deste momento", destacou o Major-Brigadeiro do Ar Dang.

A programação comemorativa incluiu a inauguração do monumento das 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa, um momento simbólico que marca a história da Força Aérea Brasileira.

O F-5 tem sido uma peça essencial no Esquadrão Pampa desde sua introdução em 1976, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade ao longo dos anos. Com a modernização contínua, o F-5M agora possui aviônicos, sistemas aeroembarcados e armamentos que o capacitam a operar em cenários cada vez mais complexos, contribuindo significativamente para o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

O Esquadrão Pampa continua a escrever sua história na aviação militar brasileira, reforçando o compromisso da FAB com a excelência operacional e a segurança do espaço aéreo nacional.


GBN Defense - A informação começa aqui

com FAB

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger