sexta-feira, 22 de março de 2024

Frente fria chega ao litoral do Sul e Sudeste

 Marinha alerta para ventos fortes e ondas de até 2,5 metros

A faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo poderá ser afetada pela passagem de uma frente fria, entre a madrugada de 21 de março e a manhã do dia seguinte (22). A informação foi divulgada pelo Serviço Meteorológico da Marinha do Brasil (MB), que alerta para a possibilidade de ventos de até 85 km/h, ao norte de Chuí (RS) e ao sul de Ilha Comprida (SP).

Nesse período, também é esperada ressaca na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao norte de Chuí (RS) e ao sul de Laguna (SC), com ondas de até 2,5 metros, provocadas pela diferença de pressão atmosférica entre a massa de ar frio que se desloca em direção a uma região de massa de ar quente.

Clique aqui e conheça o Serviço Meteorológico da MB.

Alertas previnem acidentes da navegação

Os avisos de mau tempo e os dados meteorológicos emitidos pela Autoridade Marítima, por meio do Serviço Meteorológico Marinho, visam alertar toda a comunidade marítima quanto aos riscos inerentes à navegação, na vigência das condições reportadas.

As informações atualizadas podem ser consultadas no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Também estão disponíveis nos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", cujos downloads são possíveis para dispositivos com sistema Android ou  iOS.

A Autoridade Marítima alerta para a importância de os navegantes consultarem essas informações, antes de se fazerem ao mar, e solicita apoio para a ampla divulgação às comunidades de pesca, e de esporte e recreio.

NAVSEG

Outra importante ferramenta para a segurança da navegação é o NAVSEG, lançado pela MB em setembro de 2023. Com o aplicativo instalado, a Marinha consegue monitorar em tempo real as embarcações, desde a partida até a chegada ao destino informado.



Fonte: Agência Marinha de Notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger