segunda-feira, 18 de março de 2024

Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate: COpPazNav Prepara Profissionais da Imprensa para os Desafios de Cobrir Conflitos Armados

 

Na última sexta-feira (15), chegou ao fim o I Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate, promovido pelo Centro de Operação de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Com uma semana repleta de palestras e treinamentos intensivos, 34 profissionais de imprensa, entre repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, dentre estes, nosso editor, Angelo Nicolaci, concluíram com sucesso as atividades teóricas e práticas ministradas por militares da Marinha do Brasil.

O curso, realizado no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, teve início na manhã da segunda-feira, 11 de março, no auditório do CIASC, cenário da aula inaugural do Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate (CCJAC), a qual foi conduzida pelo Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (ComGerCFN), que destacou a importância deste novo curso oferecido pela Marinha do Brasil aos jornalistas. O Alte Carlos Chagas destacou os riscos e particularidades inerente as atividades de cobertura jornalística em áreas de conflitos, e a importância de se promover essa interação com a imprensa e mídias, salientando a importância estratégica da atuação Jornalística para promoção das atividades militares em diversos espectros do campo geopolítico e social.


Essa primeira turma, a qual foi denominada entre os alunos como “Turma Pioneiros”, reuniu profissionais de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 30 veículos de comunicação distintos. Entre os participantes, destacaram-se seis mídias especializadas em defesa, evidenciando a relevância e abrangência do treinamento.

Durante a jornada de aprendizado, os profissionais foram submetidos a uma ampla gama de disciplinas, que abrangeram desde primeiros socorros até técnicas avançadas de negociação e segurança em áreas de conflito. Além disso, foram instruídos sobre identificação e efeitos do armamento, munições e ameaças nucleares, biológicas, químicas e radiológicas (NBQR), preparando-os para lidar com situações adversas de forma eficaz.

Todas as atividades teóricas foram colocadas em prática pelos alunos, sempre dentro de um ambiente controlado, proporcionando uma melhor absorção do conhecimento teórico, por exemplo, a prática de proteção contra gases tóxicos, onde os alunos puderam aprender na prática como usar máscaras contra agentes químicos, progressão em zona urbana, identificação de artefatos explosivos e armadilhas, estes muito comuns no cenário de conflito moderno, dentre outras atividades.

O curso, oferecido de forma gratuita aos participantes, foi uma iniciativa do COpPazNav, unidade certificada pela ONU no Brasil para treinamentos relacionados a missões de paz. A Marinha do Brasil não apenas proporcionou o treinamento, mas também ofereceu hospedagem e alimentação durante toda a semana, demonstrando seu compromisso em capacitar os profissionais da imprensa para cobrir conflitos armados com segurança e expertise.

Além de fortalecer as habilidades profissionais dos jornalistas, o curso promoveu uma importante aproximação entre as Forças Armadas e a imprensa, contribuindo para uma compreensão mútua e enriquecedora. Muitos dos participantes relataram que até então haviam tido pouco contato com a Marinha do Brasil, e atividades como o embarque e navegação a bordo do Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), e a visita a bordo do Navio Patrulha “Macaé”, foram marcantes para vários jornalistas, que até aquele momento só haviam visto tais meios em imagens, o que tornou essa experiência ainda mais significativa.

O ponto alto do encerramento do curso foi o "Cerimonial Bandeira", no qual os jornalistas tiveram a oportunidade de participar do hasteamento da Bandeira do Brasil. O momento foi marcado por emoção, especialmente para a jornalista Anabel da Record TV-RJ, que expressou sua emoção em lágrimas, como vários alunos.

A cerimônia de formatura, foi um ponto de emoção e agradecimentos, com um emocionante discurso da proferido pela jornalista Claudia Martini, que em suas palavras e emoções, representou bem o espírito de todos alunos desta primeira turma do CCJAC, que na sequência receberam seus diplomas de conclusão do curso, estando presentes na mesa, o Comadante do C-PES (Comando de Pessoal do Corpo de Fuzileiros Navais) V.Alte (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Carmargo (CIASC), C.Alte (FN) Paulo Roberto Saraiva, o CMG (FN) Luiz Felipe e o CF (FN) Taets.

Durante o almoço de confraternização que se seguiu ao encerramento do curso, vários alunos perguntaram sobre a possibilidade de um próximo curso voltado para os profissionais de imprensa, evidenciando o grande sucesso desta primeira edição. Os participantes reconheceram a importância das lições e conhecimentos adquiridos, ressaltando o papel fundamental da equipe envolvida na preparação e ministração do curso.

Dessa forma, o Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate do COpPazNav deixou um legado de preparo e integração entre jornalistas e as Forças Armadas, reafirmando o compromisso mútuo com a segurança e a informação precisa em tempos de conflito.



GBN Defense - A informação começa aqui



Nota de Agradecimento: Nosso editor, Angelo Nicolaci agradece a Marinha do Brasil por proporcionar a honra de fazer parte desta primeira turma, assim como parabeniza todos os profissionais que participaram, possibilitando uma rica interação e troca de conhecimentos e pontos de vista, não deixando de dar um Bravo-Zulu a toda equipe de instrutores e militares que nos ofereceram a oportunidade de ampliar nossa capacidade de atuar em ambientes desafiadores, como são os conflitos armados em suas mais variáveis formas. Por último e não menos importante, um forte abraço aos colegas da mídia especializada, com os quais já coleciono inúmeras lembranças em nosso desafiador trabalho de levar ao público um pouco sobre o trabalho e importância de nossas Forças Armadas e Base Industrial de Defesa. Para encerrar, agradeço a todo apoio que me foi dado pela VSK Tactical, que nos tem apoiado no árduo compromisso de atuar como propagador de informações, notícias e conhecimentos sobre geopolítica e defesa. 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger