quarta-feira, 27 de março de 2024

Engenheiro da Maersk fala sobre a trágica colisão do navio com a ponte em Baltimore nos EUA

Um navio porta-container colidiu contra uma ponte em Baltimore nos EUA, derrubando-a na madrugada da última terça-feira, 26 de março. Embora ainda seja cedo para saber o que aconteceu, traduzimos o relato de um engenheiro da Maersk sobre o assunto:

"Como Engenheiro-Chefe por 20 anos na Maersk Lines, a bordo de um navio porta-contêineres e ao assistir ao vídeo, acredito que apenas certos eventos poderiam ter ocorrido.

Um navio desse tamanho tem 4 geradores, sendo que 3 deles deveriam estar funcionando e conectados para fornecer suporte a toda a maquinaria da sala de máquinas, maquinaria de convés, carga da casa, incluindo um propulsor de proa e um propulsor de popa muito grandes (KW), usados durante as manobras de entrada e saída do porto.

Para perder todos os três geradores e a energia do navio, apenas duas coisas poderiam ter causado isso: queda na pressão do combustível ou falha no sistema elétrico do computador da maquinaria, ambas causando a abertura dos disjuntores principais dos geradores, perdendo toda a energia, como visto no vídeo. Uma vez que a energia do navio é perdida (as luzes se apagando pela primeira vez), o Gerador de Emergência do navio é ativado e projetado para reiniciar um motor do gerador e reabastecer de energia todo o navio (as luzes voltam). Pouco depois das luzes se acenderem, o Capitão percebeu que estava em rota de colisão com a ponte, ele colocou o navio em ré total, causando pressão total de combustível no Motor Principal (fumaça preta da chaminé). A perda de energia pela segunda vez (as luzes se apagaram novamente) foi causada por um pico de energia para o único gerador que estava fornecendo todos os sistemas de maquinaria, incluindo o Propulsor de Proa, o qual o Capitão, em uma última tentativa, solicitou potência máxima ao Propulsor de Proa, desligando novamente a energia. Quando um navio perde energia, perde também toda a direção até que o Gerador de Emergência seja ativado e forneça energia às bombas hidráulicas de direção. Uma vez que a energia foi perdida pela segunda vez, o curso da embarcação não pôde ser alterado, viajando a 9 nós, e colidiu com a ponte.

Michael E. Buckley III,

Engenheiro-Chefe Maersk Line Ltda."



O que se sabe até o momento, e isso sim é relevante para o Brasil, é que o capitão do navio conseguiu avisar ao pessoal da ponte que estava com problemas, e esse mesmo pessoal conseguiu, com bastante eficiência, bloquear e evacuar rapidamente a ponte.

Embora infelizmente haja vítimas fatais, a tragédia teria sido bem maior sem o trabalho rápido dos serviços na ponte.

Embora o Brasil ainda não adote a navegação fluvial como deveria, é fundamental observar a experiência de outros países, já que, infelizmente, acidentes como este podem acontecer em qualquer lugar do mundo.


Por Renato Henrique Marçal de Oliveira - Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger