segunda-feira, 18 de março de 2024

PortXL e MINDbase Firmam Parceria Estratégica para Inovação Marítima e Militar

A aceleradora de startups marítimas com sede na Holanda, PortXL, assinou um acordo de parceria com a MINDbase Rotterdam, um dos 'hubs' da organização de inovação do Ministério da Defesa holandês.

Desde sua fundação em 2015, a PortXL facilitou o crescimento de mais de 100 empresas iniciantes e em escala. Trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros da indústria - que incluem o Porto de Rotterdam, Van Oord, Boskalis, Conselho da Cidade de Rotterdam, Estaleiros Damen e GTT - o foco da PortXL tem sido concentrado nos setores marítimo, de energia, logística e refinaria. Com essa mais recente "aquisição" de parceria da MINDbase, o escopo da PortXL se ampliou para também abranger aplicações militares.

A MINDbase trabalha sob o guarda-chuva da COMMIT (Comando de Material e TI), que é uma das seis divisões do Ministério da Defesa holandês. A COMMIT garante que o pessoal militar holandês trabalhe com material e TI modernos, robustos e seguros. Para realizar isso, uma parte significativa das funções da COMMIT é a compra e manutenção de material. A MINDbase foi estabelecida em 2020 para estimular inovações focadas no campo militar; suas atividades ocorrem no RDM Innovation Dock em Rotterdam, além de Eindhoven e Enschede.

O Gerente de Inovação da MINDbase, Major Rick Zagers, explica as motivações para se tornar um parceiro da PortXL. "O tempo que o Ministério da Defesa era mais inteligente que o mercado não é mais uma garantia; o setor comercial de hoje é na maioria das vezes mais inovador, adaptável e rápido. Portanto, nós, do Ministério da Defesa, tivemos que acelerar."

Em seu papel de conectar o Ministério da Defesa com inovações de mercado, a MINDbase é crucial. "Ficar atrás das cercas de nossos quartéis torna muito difícil aprender e entrar em contato com empresas inovadoras do setor comercial. É por isso que estamos aqui no Innovation Dock em Rotterdam - e é aqui que entramos em contato com a PortXL."

"O trabalho da PortXL se alinha muito bem com o que estamos procurando", continua Zagers. "Olhando para como a situação política e militar global mudou nos últimos dois anos, tivemos que nos concentrar novamente em nossa tarefa principal de defender nosso próprio território e o território de nossos aliados. Além disso, precisamos fazer mais com menos. O potencial desta parceria é enorme. Não tenho dúvidas de que este será um processo muito interessante."

"Estamos muito orgulhosos de dar as boas-vindas à MINDbase na organização da PortXL; os militares sempre foram pioneiros quando se trata de inovação", diz Christel Pullens, Diretora Executiva da PortXL. "Estivemos trabalhando juntos 'abaixo do radar' nos últimos meses e isso tem sido muito emocionante - não apenas para nós, mas também para nossos outros parceiros. O Ministério da Defesa enfrenta desafios semelhantes aos de nossos outros parceiros, mas olha para as coisas de um ângulo diferente. A segurança, é claro, é fundamental. Mas também, devido à escassez de pessoal, eles estão muito interessados em digitalização e automação. Por último, mas não menos importante, aumentar a sustentabilidade das operações é, sem dúvidas, uma área de foco importante."


GBN Defense - A informação começa aqui 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger