terça-feira, 26 de março de 2024

Saab Recebe Pedido de Conjunto de Sensores Arexis para Eurofighters EK Alemães

A Saab, renomada empresa de defesa sueca, recebeu um significativo pedido da Airbus Defence and Space para fornecer o conjunto de sensores Arexis Electronic Warfare (EW) destinado ao Eurofighter EK da Força Aérea Alemã. Este contrato é um marco importante no fortalecimento das capacidades de guerra eletrônica da Alemanha, especialmente no que diz respeito à supressão e bloqueio de radares inimigos e sistemas de defesa aérea.

O anúncio oficial foi feito após a decisão do escritório alemão de compras de defesa em junho de 2023, selecionando o conjunto de sensores Arexis da Saab para a variante EW do Eurofighter, conhecida como Eurofighter EK. Este movimento representa o início da primeira fase de entrega dos sistemas Arexis pela Saab dentro deste programa.

O contrato prevê o fornecimento do sistema Arexis para 15 Eurofighters da Força Aérea Alemã, que serão especialmente designados para missões de guerra eletrônica. Essas aeronaves, equipadas com tecnologia de ponta, substituirão gradualmente os Tornado ECR, atualmente em serviço e programados para desativação a partir de 2030.

Micael Johansson, CEO e Presidente da Saab, expressou confiança na capacidade da empresa em cumprir as exigências do contrato, destacando a sólida experiência no desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica e a colaboração de longa data com a Airbus. Ele enfatizou que o conjunto de sensores Arexis, com sua combinação de hardware avançado e software habilitado para IA (Inteligência Artificial), fortalecerá significativamente as defesas alemãs, garantindo capacidades de guerra eletrônica preparadas para os desafios futuros nas próximas décadas.

Além disso, a Saab contará com o suporte de seu parceiro estratégico em IA, Helsing, para integrar a plataforma de IA aos sistemas Arexis. Esta integração permitirá aos operadores detectar, localizar e identificar emissores de radar mesmo em ambientes eletromagnéticos complexos e altamente congestionados, reforçando ainda mais a eficácia desses sistemas.

O investimento alemão em capacidades de guerra eletrônica avançadas reflete o compromisso contínuo do país em manter uma postura defensiva robusta e adaptável diante das ameaças modernas. Com a Saab liderando o caminho no fornecimento de tecnologias de ponta, a segurança e a eficácia das operações aéreas alemãs estão destinadas a alcançar novos patamares de excelência.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger