quarta-feira, 20 de março de 2024

Fincantieri e Saipem unem forças para explorar o domínio submarino

No âmbito da exploração e integração de tecnologias avançadas no setor marítimo, a Fincantieri e a Saipem, gigantes globais em suas respectivas áreas de atuação, anunciaram uma parceria estratégica. A colaboração visa explorar oportunidades comerciais e industriais no campo dos veículos submarinos autônomos e sua integração com unidades de superfície e subaquáticas.

Assinado no prestigioso Palazzo Marina, sede do Estado-Maior da Marinha Italiana, o Memorando de Entendimento destaca o compromisso conjunto das duas empresas em promover a excelência nacional no setor submarino. A iniciativa é parte de uma série de esforços voltados para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a presença italiana neste campo de alta importância estratégica.

O acordo estabelece as bases para a participação conjunta em programas de grande escala, tanto no mercado interno italiano quanto no internacional. Especificamente, foca-se em áreas como vigilância e controle de infraestruturas subaquáticas críticas, bem como em atividades de salvamento. Ao combinar as capacidades complementares da Fincantieri e da Saipem, pretende-se oferecer soluções inovadoras e eficazes para desafios complexos neste setor.

Uma das vertentes principais dessa colaboração envolve a integração das embarcações de superfície e submarinos construídos pela Fincantieri com o programa de desenvolvimento de drones submarinos "Hydrone", desenvolvido pela Saipem. Esta última é reconhecida como pioneira na qualificação e comercialização de drones submarinos autônomos para atividades de intervenção e inspeção em profundidades de até 3.000 metros. Os drones, projetados e industrializados em instalações italianas, já estão em operação no mercado de energia offshore, oferecendo suporte vital para as principais empresas do setor.

A Fincantieri, por sua vez, destaca-se há décadas como líder na construção naval, com uma longa história de sucesso na produção de submarinos de alta tecnologia. Com um histórico impressionante de 180 submarinos construídos, incluindo 105 no renomado estaleiro Muggiano, o grupo é reconhecido pela sua capacidade de combinar inovação e excelência operacional.

Ao assinar este memorando, Fincantieri e Saipem aspiram a se tornar referências fundamentais no domínio submarino. Em um contexto geopolítico onde a importância estratégica das operações subaquáticas está em ascensão, essa parceria promete oferecer soluções avançadas e estratégicas para desafios presentes e futuros.

A colaboração entre Fincantieri e Saipem não apenas fortalece a posição das empresas no mercado global, mas também destaca o potencial italiano para liderar a inovação e a excelência no setor submarino. Combinando conhecimento técnico, experiência e visão estratégica, as duas empresas estão prontas para moldar o futuro do domínio submarino, oferecendo soluções que impulsionarão o desenvolvimento e a segurança em águas profundas em todo o mundo.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Fincantieri

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger