quinta-feira, 21 de março de 2024

Programa AUKUS: Austrália Avança na Construção de Submarinos Nucleares em Parceria com BAE Systems e ASC Pty Ltd

A Austrália revelou os próximos passos em sua jornada para adquirir submarinos com propulsão nuclear, conforme parte do acordo trilateral AUKUS entre a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos. Sob este acordo, a BAE Systems e a ASC Pty Ltd foram selecionadas para liderar a construção da nova frota australiana de submarinos movidos a energia nuclear.

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro australiano, Richard Marles, e pelo secretário de Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, destacando a importância deste marco para a segurança e defesa da região. Esta parceria estratégica entre a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos visa fortalecer as capacidades de defesa da Austrália, possibilitando-a construir e operar seus próprios submarinos nucleares.

Sob o acordo AUKUS, está previsto um futuro submarino comum entre a Austrália e o Reino Unido, com base no projeto de próxima geração liderado pela BAE Systems. Isso representa um esforço conjunto para incorporar tecnologia de ponta de todas as três nações envolvidas, reforçando ainda mais a cooperação internacional em defesa.

A BAE Systems e a ASC Pty Ltd unirão suas competências e capacidades complementares sob um acordo de colaboração na Austrália, visando estabelecer uma joint venture de longo prazo. Esta colaboração não apenas garantirá a construção de submarinos de última geração, mas também promoverá o desenvolvimento de uma capacidade duradoura e soberana de construção naval de propulsão nuclear para a Austrália.

Charles Woodburn, Chefe de Sistemas da BAE Systems, expressou o orgulho da empresa em desempenhar um papel vital neste programa submarino trinacional. Ele destacou a extensa experiência da BAE Systems no Reino Unido e na Austrália, enfatizando o compromisso de fornecer capacidade militar avançada, além de gerar valor social e econômico para todas as nações envolvidas.

O submarino resultante do programa SSN-AUKUS será o maior e mais avançado já operado pela Royal Navy (Marinha Real Britânica), substituindo a classe Astute. A expectativa é que a entrega dos primeiros submarinos ocorra no início da década de 2040, representando um marco significativo na capacidade de defesa da Austrália e do Reino Unido.

O Ministério da Defesa do Reino Unido já alocou quase £ 4 bilhões para financiar a próxima fase do programa SSN-AUKUS até 2028. Este investimento permitirá que a BAE Systems avance no design detalhado do programa e em importantes investimentos em infraestrutura em Barrow, no noroeste da Inglaterra, onde as instalações serão ampliadas para acomodar o crescimento do programa submarino.

Com um histórico impressionante na construção de submarinos no Reino Unido, a BAE Systems traz consigo uma expertise que garantirá o sucesso do programa na Austrália. Além disso, a empresa possui uma longa história de fornecimento de tecnologia de defesa avançada para a Austrália, demonstrando seu compromisso com a segurança e a proteção das infraestruturas críticas.

Em resumo, a parceria entre a Austrália, o Reino Unido e a BAE Systems representa um passo significativo na construção de uma capacidade de defesa robusta e avançada na região do Pacífico. Com os planos já em andamento, espera-se que os submarinos nucleares impulsionem a segurança e a estabilidade na região.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger