sábado, 21 de agosto de 2021

Mais uma 'fake news' da mídia grande

A revista Veja publicou ontem, dia 20/08/2021, e o site Metrópoles publicou em duas ocasiões - hoje, 21/08/2021 e também em 06/08/2021 - a notícia falaciosa, provavelmente derivada do elevado consumo de substâncias entorpecentes e/ou alucinógenas, a "confirmação" que o Presidente Bolsonaro teria pedido à FAB que executasse um voo supersônico, em 26/03/2021, com "as aeronaves Gripen operacionais" próximo ao Supremo Tribunal Federal, de modo a destruir as vidraças do prédio.

Como é de costume do GBN News, vamos desmentir mais esta 'fake news' envolvendo nossas valorosas Forças Armadas.

HISTÓRICO

O primeiro F-39E Gripen foi entregue à FAB em setembro de 2020, conforme noticiado pelo GBN à época. Antes deste momento histórico, a aeronave estava realizando inúmeros testes na Suécia, e segue fazendo vários testes no Brasil.

Até o momento, a única aeronave entregue ao Brasil está em Gavião Peixoto, sede da Embraer, onde continua fazendo os diversos testes necessários para a homologação do modelo.

Eis a primeira mentira das notícias - aeronaves Gripen, no plural. Só há um Gripen no Brasil.

A segunda mentira - operacionais. A aeronave ainda não está operacional, nem no Brasil nem na Suécia, portanto qualquer pessoa que afirme que o Gripen E está operacional é mal informado, mal intencionado ou ambos.

A terceira mentira, que tem a ver com as anteriores, é a falta de pilotos habilitados. Tirando os pilotos de testes, a primeira turma de pilotos operacionais ainda está fazendo treinamento na Suécia, com a FAB noticiando em 23/03/2021 que eles tinham feito o primeiro voo de instrução no modelo JAS-39D, um precursor do F-39E.

Como eles poderiam ter feito o primeiro voo de instrução na Suécia em 23/03 e estar prontos para fazer voos supersônicos no Brasil em 26/03? E em quais aeronaves eles fariam tais voos?

Por fim, mas não menos importante, qualquer pessoa do ramo sabe que um 'boom' sônico resultaria em vidros estilhaçados por vários quarteirões, não sendo possível 'focar' o efeito em apenas um edifício. Ou seja, qualquer pessoa do ramo, ao ouvir tal 'sugestão' teria, ou deveria ter, a decência de avisar que tal atitude, até mesmo neste aspecto, seria 'um tiro no pé'.

Enfim, mais uma matéria falaciosa, tendenciosa e mal intencionada da mídia grande, querendo manchar o nome do Presidente Bolsonaro e das Forças Armadas.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

2 comentários:

  1. Excelente matéria! Eu ainda teria colocado como referência, o link da matéria original e o nome do colunista.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger