terça-feira, 3 de agosto de 2021

Sea Fury vs MiG-15 - a história verdadeira

Paul Beaver, Membro do Conselho da Sociedade Aeronáutica Real, lança uma nova luz sobre um famoso combate aéreo da Guerra da Coréia em 1952 - quando um Sea Fury, caça com motor a pistão da RN (Royal Navy ⁰), abateu um jato MiG-15 norte-coreano. Mas será que o piloto correto recebeu o crédito pelo abate?

O caça a pistão Sea Fury pilotado por Brian 'Schmoo' Ellis durante aquela missão. Na Coreia, o Sea Fury era usado primariamente em missões de ataque ao solo

A  névoa da manhã começou a se dissolver quando a finger-four ¹ dos caças Hawker Sea Fury do 802 Naval Air Squadron desceu para 4.000 pés sobre Pyongyang, pronto para  o reconhecimento da principal ferrovia norte-sul da Coreia do Norte. Esta era a principal artéria de suprimentos, e seus pontos fracos eram 19 pontes através das quais as tropas e munições seguiam para o sul.

Era 9 de agosto de 1952, e as forças das Nações Unidas já se empenhavam na luta contra a invasão comunista da Coreia do Sul por quase dois anos. Eles não estavam fazendo um bom progresso, e todos os esforços do poder aéreo baseado em porta-aviões ² eram necessários para conter as hordas que avançavam sem parar.

Enquanto eles voavam em círculos para cruzar o território inimigo até o mar em Chinnampo, o líder do vôo, Tenente Peter "Hoagy" Carmichael chamou os outros três caças da formação para entrar em uma formação de combate, distribuindo as aeronaves ao longo uma milha ³ de largura. Isso permitiria que localizassem aeronaves inimigas com mais rapidez e os faria menos vulneráveis ​​ao fogo terrestre.

À esquerda de Carmichael estava seu ala, o subtenente Carl Haines, conhecido como "os olhos mais afiados da Frota", e à sua direita estavam o subtenente Peter "Toby" Davis e seu jovem ala, o subtenente Brian "Schmoo" Ellis.

MiGs, quatro horas, no alto!

'Schmoo' Ellis junto ao MiG-15, seu antigo inimigo, em 2017

Sessenta e seis anos depois, Schmoo Ellis se lembra de cada detalhe daquele dia. “Cruzamos a costa em um trecho deserto perto de Chungsan por volta das seis horas. Não havia sinal de atividade. As forças de defesa aérea comunistas pareciam ainda adormecidas. Não foi nenhum fogo antiaéreo; tudo parecia quieto."

A razão para a falta de explosões reveladoras de fogo antiaéreo era simples. “Devíamos ter percebido que havia caças inimigos naquela área”, lembra Ellis. “Em poucos minutos, tudo mudou”

 “Foi Carl quem os avistou primeiro. Ele avisou 'MiGs, quatro horas, no alto!'”

 “Eu era o mais próximo do inimigo que se aproximava rapidamente, então chamei o break . Com uma manobra bem treinada, cruzamos - o par certo assumindo a liderança - e viramos na direção do inimigo, ao mesmo tempo que puxamos o acelerador para a sua potência máxima, numa curva ascendente.

“Meus quatro canhões de 20 mm foram preparados para disparar e eu me preparei para a curva, puxando com força. Ao fazer isso, vi um MiG contornar atrás de mim como se quisesse um dogfight. Grande erro; um jato não pode lutar contra um Sea Fury ".

O que aconteceu a seguir entrou para a história da FAA ⁰, mas não da maneira como sempre foi retratado.

“O MiG veio por trás e percebeu que tinha muita energia; ele estava indo rápido demais. Ele puxou os freios a ar para diminuir a velocidade, mas ao fazê-lo perdeu o ímpeto e caiu na minha mira. Eu atirei e, mesmo enquanto ele acelerava, continuei atirando. Não tive tempo de vê-lo cair, pois ainda havia uma luta em andamento”, lembra Ellis hoje.

Reconhecimento do abate negado

Este dogfight foi um dos poucos combates aéreos britânicos após 1945, e um dos raros embates de pistão contra jato

Nos quatro minutos de combate aéreo, foi um MiG 'abatido' e dois ou três danificados, provavelmente sem possibilidade de reparo. Tornou-se uma história célebre na FAA. Muitos pilotos do Sea Fury ficaram desapontados com Schmoo Ellis, que manteve seu próprio conselho sobre o assunto, mesmo quando o líder do voo, Carmichael, foi premiado com a vitória.

O crédito pelo abate só foi concedido a Schmoo em 2017.

Ellis perto de um Sea Fury em 2017




Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*

Glossário:

⁰Royal Navy (RN) - Marinha Real da Inglaterra e Fleet Air Arm (FAA) - Arma Aérea da RN

¹Finger-four - formação típica em voos militares, em que quatro aeronaves se posicionam sobre os "quatro dedos" de uma mão imaginária. A história desta formação será debatida em uma tradução futura, mas a imagem resultante é parecida com esta.

²Porta-aviões, ou na nomenclatura da Marinha do Brasil, Navios-Aeródromo

³Uma milha - aproximadamente 1,61 km

⁴Break - comando para quebrar a formação, ou seja, cada piloto deve procurar a melhor posição para o combate


Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger