segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Operação Formosa - Movimentação de regresso vira alvo de fake news



Neste domingo (29), vários vídeos e imagens de uma suposta movimentação do Exército Brasileiro nas estradas de São Paulo, ganharam as redes sociais e grupos de discussão. Alguns comentários supõe se tratar de uma movimentação atípica de tropas em pontos estratégicos. Porém, maus uma vez não passa de mais uma Fake News.

As imagens e vídeos divulgados, mostram nada mais que o deslocamento do Corpo de Fuzileiros Navais, não o Exército Brasileiro, como sugerem algumas narrativas. Como acompanhado pelo GBN Defense no início da Operação Formosa, o objeto de curiosidade dos internautas, trata-se do regresso dos meios empregados durante a manobra que ocorreu no Campo de Instrução de Formosa (CIF) em Formosa (GO). 

As barracas retratadas montadas atrás de um posto de gasolina, fazem parte da estrutura do Destacamento de Apoio ao Serviço de Combate (DASC1), localizado em Itatiba (SP). Este foi inclusive o primeiro ponto de apoio, onde nosso editor Angelo Nicolaci, realizou seu primeiro pernoite junto com Grupamento de Marcha que estava integrado, onde teve a oportunidade de conhecer in loco os desafios logísticos de transportar toneladas de equipamentos e meios entre o Rio de Janeiro e Formosa, percorrendo mais de 1.500km.

Para entender melhor, um grupamento de marcha é composto por várias viaturas, as quais estão divididas em unidades de marcha. Em nossa experiência, o grupamento foi composto por 36 viaturas, divididos em cinco unidades de marcha, os quais tem um intervalo de 5 minutos entre um e outro afim de não causar transtornos nas rodovias.

Em breve publicaremos essa matéria especial, onde apresentaremos essa importante capacidade logística do Corpo de Fuzileiros Navais.


Por Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger