segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Como a vitória do Taleban no Afeganistão, sem litoral, mudará os padrões de navegação marítima

A forma como a China opta por interagir com o Afeganistão e seus novos líderes também será observada de perto por especialistas em transporte da Ásia Central. A localização estratégica do país em uma encruzilhada pode torná-lo uma via importante na estratégia da "Nova Rota da Seda" de Pequim.

“Vai ser interessante, pois parece que a China está disposta a reconhecer o Taleban. Isso dá à China uma rota alternativa para o Oceano Índico, já que os dois compartilham uma fronteira comum, mas isso não deixaria o Paquistão feliz ”, comentou Andre Wheeler, colunista do Splash e observador atento da "Nova Rota da Seda".

Insurgentes do Taleban entraram na capital do Afeganistão, Cabul, no fim de semana, com o presidente Ashraf Ghani deixando o país no domingo.



Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*

Comentário: Ainda não está claro como a comunidade internacional vai reagir ao retorno do Taleban ao poder no Afeganistão, mas vários players - como China Rússia e Turquia - já parecem dispostos a reconhecer a legitimidade do grupo.


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger