quarta-feira, 11 de agosto de 2021

SARP - O "Ás na manga" do combate aos crimes ambientais no Brasil


No último dia 5 de agosto nosso editor Angelo Nicolaci, embarcou junto a uma comitiva para conhecer um dos grandes trunfos do combate as queimadas e crimes ambientais em território brasileiro, estamos falando do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP), trata-se de uma aeronave remotamente pilotada, também conhecida pela sigla ARP, onde a Força Aérea Brasileira tem empregado seu Hermes 900, um ARP desenvolvido pela israelense Elbit System, o qual tem se destacado como a grande estrela da "Operação Samaúma", ação interagências que visa combater atividades ilícitas e crimes ambientais, dando prosseguimento as ações conjuntas realizadas pelo Governo Federal e demais instituições e agências nos últimos anos, o que vem obtendo um expressivo resultado na redução dos índices de desmatamento e crimes ambientais em suas diversas formas. Nosso editor viajou mais de mil quilômetros, iniciando essa jornada decolando da Base Aérea de Brasília, rumo ao Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), estratégica instalação militar localizada na remota Serra do Cachimbo, no Pará.

Após um voo de aproximadamente duas horas e meia a bordo de uma aeronave Embraer C-97 “Brasília” da FAB, nos deparamos com o RQ-900, designação adotada pela FAB para o "Hermes 900" operado pelo "Esquadrão Hórus" (1º/12º GAv), o qual estava realizando os últimos preparativos pré-voo e o acionamento do silencioso motor “Rotax 914” de 115hp de potência, que permite o ARP atingir uma velocidade máxima de 220km/h e voar a uma altitude máxima de aproximadamente 30 mil pés ou 9.100m.

RQ-900 sendo preparado para mais um dia de missão

O emprego desta avançada tecnologia contribui de forma decisiva para o sucesso das ações realizadas pelos agentes em campo, provendo imagens em alta definição, acompanhando em tempo real tudo que acontece na zona de interesse, sendo capaz de operar tanto de dia, como de noite, identificando áreas onde estão sendo cometidos crimes ambientais.

O baixo custo, aliado aos avançados sensores como o DCoMPASS e o SKEYE, somados a capacidade de transmissão em tempo real das imagens, torna o ARP uma solução bem sucedida no teatro de operações amazônico, o qual pode operar em conjunto com outros meios para realizar as missões de esclarecimento e identificação de pontos de atividade ilícita no âmbito da “Operação Samaúma”.

Os sistemas ópticos são o grande trunfo do Hermes 900

O “Hermes 900” (RQ-900) tem sido empregado em diversas operações estratégicas como: Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas 2016, desde maio de 2020, à Operação Verde Brasil 2 e atualmente, a "Operação Samaúma", que tem o objetivo de combater ilícitos ambientais, mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) em 26 municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

No Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), encontramos a estrutura de operações do “Hermes 900”, constituída por um Shelter que abriga a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS), sistemas de comunicação Satelital, o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT) e um grupo de geradores de energia. Essa estrutura simples oferece características de grande mobilidade, podendo ser levada onde for necessário. O “pacote” é composto de três elementos: A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), a Estação Remota de Pilotagem (ERP/RPS) e o Terminal de Dados de Telemetria (TDT/GDT), demandando dois profissionais altamente qualificados para sua operação, um piloto e um operador de sistemas.

TDT e o ARP ao fundo, uma bela imagem capturada no CPBV

A estrutura da ERP/RPS montada no interior do Shelter, é onde o piloto remoto gerencia todas as etapas de voo do “Hermes 900” no raio de aproximadamente 350km, esta estrutura ERP/RPS também pode ser denominada de GCS (Ground Control Station). O TDT/GDT, é o sistema que realiza a comunicação entre a ERP/RPS e o ARP, sendo responsável pela transmissão e recepção de dados entre o Piloto e o ARP, quando este opera em Linha de Visada (LOS), modo de operação imprescindível nas operações de pouso e decolagem.


O Hermes 900 possui dois modos de operação, sendo eles:

Operação em Linha de Visada (LOS): Neste modo o ARP é pilotado através de rádio frequência, o que limita o alcance e apresenta algumas limitações de emprego do meio, abaixo listamos algumas características:

·  Limite ao alcance (rádio) das Antenas de Solo (TDT/GDT) e da aeronave (ARP) aproximadamente 350km.

·    Limitado por obstáculos no solo e relevo

· Necessário para toda operação de pouso/decolagem, mesmo se empregado no perfil BLOS

 

Operação Além da Linha de Visada (BLOS): Este modo de operação dá ao ARP uma grande capacidade, sendo ampliado ao máximo seu raio de ação, o qual quase triplica em relação ao apresentado pelo modo LOS. Porém, o emprego deste modo não descarta a necessidade de operação no modo LOS nas primeiras fases do voo e principalmente no recolhimento da aeronave. Abaixo listamos algumas características:

Equipe comanda o ARP a mais de mil quilômetros de distância através de link SatCom

·  Alcance limitado apenas ela autonomia do ARP, onde a aeronave pode ser pilotada de qualquer lugar do mundo através de link satelital.

·  Necessita da disponibilidade de satélite de comunicação militar para prover um link de comunicação seguro

·   Sistema só operado após a decolagem do ARP, devido ao delay existente entre o comando e a resposta do ARP, o qual é maior que o apresentado no perfil de operação LOS.

·  Pouso/Decolagem só podem ser realizados através do Sistema LOS.



O RQ-900 conta com um conjunto de sensores que dão a este ARP uma capacidade de esclarecimento e identificação de objetivos sem igual na América do Sul, sendo um meio de alto valor estratégico para cadeia decisória do comando de operações, como é o caso de seu emprego na “Operação Samaúma”. 
Em pouco mais de um mês, houve a aplicação de R$ 57 milhões em multas e 5.466 hectares foram embargados, além da apreensão de 2.314,23 m³ de madeira ilegal.

Dentre os sistemas embarcados no ARP, o Sensor SKEYE se destaca, sendo utilizado para o monitoramento de grandes áreas, capaz de coletar imagens e informações de diversos pontos de interesse simultaneamente, através de um conjunto de 10 câmeras de alta definição que permitem a vigilância de uma vasta área. O software, que processa o conjunto de imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite monitorar dentro uma mesma área diferentes objetivos simultaneamente, o que faz necessário uma equipe de análise dos dados obtidos pela aeronave, isso é feito em Brasília, no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), onde esta instalada uma grande estrutura de análise das informações obtidas pelo RQ-900.

Central de monitoramento no COMAE em Brasília

Todas imagens obtidas pelo RQ-900 é transmitida e tempo real para o centro de análise no COMAE, e pode ser distribuído via link para equipes distintas em qualquer ponto do Brasil. Além disso, o SKEYE permite que analistas acessem arquivos de vídeo de missões aéreas em curso e anteriores, realizando consultas das imagens por hora, local e evento. Já o DCoMPASS, é um sensor eletro-ótico e térmico que possui câmera colorida de alta definição (HD), um sensor de visão infravermelha, com iluminador e designador de alvos a laser.

O SARP tem sido ferramenta imprescindível para o sucesso desta nova GLO Ambiental, e deixa clara a necessidade de expansão destas capacidades, as quais devem passar a cobrir outras capacidades de emprego nas quais ainda possuímos lacunas, como é a ausência de meios do tipo capazes de realizar esclarecimento e ataque, algo que se mostra cada vez mais decisivo no teatro de operações dos conflitos modernos. Atualmente a Embraer em parceria com a FAB, vem trabalhando no desenvolvimento de Aeronaves Remotamente Pilotadas, visando garantir ao Brasil o domínio desta importante tecnologia.


Quanto a logística e manutenção do Hermes 900, esta é feita pela brasileira AEL Systems, subsidiária do grupo israelense Elbit Systems, que fornece todo suporte logístico das aeronaves Hermes 450 e do Hermes 900 no Brasil. Este suporte inclui o reparo de componentes, fornecimento de consumíveis e peças de reposição, além de dispor de uma equipe técnica e de engenheiros altamente qualificados em tempo integral, atuando em conjunto com “Esquadrão Hórus” para garantir a disponibilidade desta frota em qualquer demanda do nosso país.

Em breve lançaremos aqui no GBN Defense uma matéria especial, mais detalhada de nossa aventura na Serra do Cachimbo, apresentando um pouco mais sobre o Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), além do importante papel do COMAE e a tecnologia SARP. Aguardem, vem muito conteúdo pela frente.


Características do “Hermes 900” (RQ-900)

Envergadura: 15,3m

Peso de decolagem (Maximo): 1.180kg

Autonomia: 30 horas

Teto de operação: 30.000ft (9.100m)

Velocidade Máxima: 220km/h (120kt)

Velocidade Cruzeiro: 112km/h (65kt)

Trem de Pouso: Retrátil

Enlace: Linha de Visada (LOS) 350km, SatCom (Satelital) ilimitado

Sensores: DCoMPASS e SKEYE

Operação: Diurna e Noturna


Por: Angelo Nicolaci - Jornalista, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, analista especializado em geopolítica e assuntos de defesa e segurança.



Agradecimentos: O GBN Defense agradece a todo apoio prestado pelo Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira, que nos apoio e proveu toda estrutura necessária para realização de nosso trabalho.

 

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