segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rússia diz não acreditar que massacre foi obra do governo sírio



O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu neste domingo para discutir o recente massacre na cidade síria de Houla. A ONU culpa o governo sírio pelo ocorrido, mas Damasco e Moscou sugerem que poderia ter sido uma ação rebelde.

Pelo menos 116 pessoas, incluindo muitas crianças, foram mortas no ataque, segundo disse o líder da missão de observadores da ONU na Síria, general Robert Mood, ao Conselho de Segurança. A informação veio de um diplomata que estava na reunião a portas fechadas. O diplomata pediu que o seu nome não fosse revelado.


O vice-embaixador russo na ONU, Alexander Pankin, disse à imprensa que o seu país estava cético em relação às sugestões de que o massacre era obra do governo sírio. Segundo ele, parecia que a maioria das vítimas foram mortas com facas e tiros de curta distância.


O embaixador britânico, Mark Lyall Grant, no entanto, discordou.


"Parece bem claro que o massacre foi causado por bombardeio pesado de artilharia e tanques do governo", disse ele, antes da reunião.


Os diplomatas afirmaram que esperam chegar a um acordo sobre algum tipo de condenação ao massacre, apesar de Moscou, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, ter mostrado um discurso distinto do das potências ocidentais.


A reunião de emergência do Conselho de Segurança foi convocada depois de os russos rejeitarem a proposta de um comunicado, feita pela França e o Reino Unido, para condenar o massacre, disseram diplomatas, sob condição de anonimato.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger