terça-feira, 22 de maio de 2012

China mira infraestrutura para impulsionar economia



A China vai acelerar as aprovações para investimento em infraestrutura para combater uma desaceleração da economia, noticiou um jornal estatal nesta terça-feira, mostrando como o pedido do primeiro-ministro Wen Jiabao para políticas que deem suporte ao crescimento está sendo colocado em prática.

O ritmo de investimento em setores como estradas, pontes e mercado imobiliário é o mais fraco em quase uma década, mostraram dados de abril, sugerindo que a segunda maior economia do mundo está avançando para o sexto trimestre seguido de crescimento lento.

Para garantir algum suporte, o governo pediu propostas de projetos até o final de junho, mesmo para aqueles inicialmente previstos para o final do ano, informou o China Securities Journal, um dos principais jornais financeiros do país.

Citando fontes governamentais, a reportagem diz que Pequim não descartou antecipar os projetos do ano que vem, se acreditar que mais investimentos serão necessários para estimular a economia.

"Essa seria a primeira evidência concreta de que as declarações do premiê Wen estão sendo colocadas em prática", disse o economista do Credit Agricole-CIB Dariusz Kowalczyk.

"Um crescimento melhor da China vai beneficiar todas as moedas locais, já que suas economias dependem fortemente de exportações para a China."

O jornal também citou outras notícias da mídia de que o governo central vai acelerar a distribuição orçamentária para vários projetos de construção, incluindo de estradas.

Wen Jiabo pediu no domingo esforços adicionais para sustentar o crescimento. "Devemos continuar a implementar uma política fiscal pró-ativa e uma política monetária prudente ao dar mais prioridade à manutenção do crescimento", afirmou Jiabao, em comentários divulgados pela agência de notícias estatal Xinhua.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger