quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nenhum país à espera está pronto para se juntar ao euro



Nenhum dos oito países na lista de espera para se juntar ao euro atende aos padrões exigidos no momento, de acordo com relatório do Banco Central Europeu (BCE) divulgado nesta quarta-feira.

Antes da crise de dívida, membros da União Europeia que ainda não faziam parte da união monetária fizeram fila para se juntar ao bloco, mas o interesse diminuiu desde então e no momento apenas Letônia está no caminho para se juntar à moeda única nos próximos dois anos.

"Em nenhum dos oito países avaliados as bases legais são totalmente compatíveis com todas as exigências da adoção do euro como determinado no Tratados e Estatuto do Sistema Europeu de Bancos Centrais e do BCE", disse o BCE.

"Continua havendo incompatibilidade em relação à independência do banco central", completou o banco, referindo-se aos países em avaliação - Bulgária, República Tcheca, Letônia, Lituânia, Hungria, Polônia, Romênia e Suécia.

Dinamarca e Reino Unido não fazem parte da avaliação já que negociaram uma exclusão da moeda única quando ela foi instituída.

Letônia e Lituânia são os únicos dois países em avaliação que fazem parte do mecanismo de câmbio II (ERM II) há mais de dois anos, um pré-requisito para se juntar ao euro.

Letônia espera adotar o euro em 2014, mas a Lituânia ainda não deu um prazo.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger