quarta-feira, 23 de maio de 2012

Irã e Grupo 5+1 iniciam reunião em Bagdá sobre questão nuclear



Representantes do Irã e do Grupo 5+1 iniciaram nesta quarta-feira, em Bagdá, uma nova fase de negociações para buscar uma saída diplomática ao polêmico programa nuclear iraniano.

As negociações de Teerã com o Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha - e a Alemanha) pretendem reduzir as tensões sobre o tema, que representa uma ameaça de conflito armado em uma região altamente volátil.

As delegações se reuniram em uma residência oficial situada na Zona Verde de Bagdá, um bairro ultraprotegido da capital iraquiana. As conversações estão previstas para apenas esta quarta-feira, mas existe a possibilidade de um segundo dia de negociações, de acordo com fontes diplomáticas.

O chefe dos negociadores iranianos, Said Jalili, afirmou esperar que as negociações, "baseadas na cooperação", constituam "o ponto de partida de uma nova era" nas relações entre os países.

"Sentimos que o Ocidente compreendeu que não é o momento de utilizar a estratégia da pressão", disse Jalili, segundo as agências iranianas Fars e Mehr.

Em Teerã, o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad disse que o Irã não deseja produzir a bomba atômica nem qualquer outra arma de destruição em massa, porque considera seu uso e até a simples posse contrária à religião.

"A produção e utilização de armas de destruição em massa são contrárias à religião e não têm espaço na doutrina de defesa da República Islâmica do Irã", afirmou Ahmadinejad diante dos parentes de vítimas de armas químicas durante a guerra com o Iraque (1980-1988).

Esta posição, recordou, está baseada nos ensinos do islã e na fatw'a (decreto religioso) do guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger