sexta-feira, 8 de março de 2024

Mulheres na Vanguarda da Ciência e Tecnologia: Marinha Promove Fórum Inspirador no Dia Internacional da Mulher

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) promoveu o Fórum "Mulheres, Ciência e Tecnologia", um evento que se tornou um marco ao reunir renomadas pesquisadoras no auditório do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). O objetivo principal foi debater e refletir sobre o papel das mulheres nas ciências e carreiras acadêmicas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Presidido pelo Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, o evento teve início com uma inspiradora palestra da Dra. Eliane Gonzalez, uma das mais renomadas pesquisadoras do mar no Brasil. Em seguida, um vídeo destacou depoimentos de servidoras militares e civis, ressaltando a valiosa contribuição feminina para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha do Brasil.

Dentre as participantes do Fórum, estavam figuras proeminentes como a Diretora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Dra. Isolda Costa; a Professora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dra. Inayá Lima; a Diretora do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM), Capitão de Mar e Guerra (EN) Carla de Sousa Martins; e a Encarregada da Divisão de Apoio a Saúde do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), Capitão de Corveta (S) Andreia Carneiro da Silva.

O Almirante Rabello destacou o notável desenvolvimento da presença feminina nas últimas décadas no campo da Ciência e Tecnologia. Áreas como engenharia, ciência da computação, biotecnologia e física têm testemunhado um aumento significativo na participação e legitimação do trabalho das mulheres.

A Dra. Isolda Costa, diretora-superintendente do IPEN, elogiou a iniciativa da Marinha em promover o Fórum como uma forma de incentivar novas gerações de mulheres a se envolverem nas carreiras de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ela ressaltou as conquistas das mulheres em diversos setores da sociedade, incluindo o setor de CT&I, onde mulheres têm ocupado cargos de destaque e demonstrado eficiência em suas funções.

A professora Dra. Inayá, da COPPE/UFRJ, abordou o desafio da igualdade de gênero no setor nuclear, destacando a importância da inclusão de mulheres para garantir diversidade e representatividade. Ela enfatizou que a tecnologia nuclear influencia diretamente a vida cotidiana e, por isso, é crucial refletir as diferentes perspectivas e necessidades de todos os grupos sociais.

A Capitão de Corveta (S) Andreia Carneiro da Silva, pesquisadora e encarregada da Divisão de Apoio a Saúde do CEFAN, enfatizou a importância da participação feminina na ciência, tecnologia e inovação para enriquecer o processo criativo e impulsionar a igualdade de gênero. Ela ressaltou que essa participação não apenas promove modelos inspiradores para futuras gerações, mas também contribui para um futuro mais inclusivo e equitativo.

O evento, transmitido online para todas as Organizações Militares subordinadas à DGDNTM, teve expressiva participação de mulheres do Setor de CT&I da Marinha do Brasil. Desde a abertura da Marinha para a inclusão de mulheres em seu efetivo, em 1980, a competência e o empenho dessas profissionais continuam a escrever novos capítulos na história da instituição, superando desafios com determinação e excelência. O Fórum reforçou a importância de reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres na vanguarda da Ciência e Tecnologia, impulsionando a igualdade de oportunidades e inspirando futuras gerações.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger