sábado, 9 de março de 2024

Damen revela projeto OPV2600 com integração de armamento turco para Marinha do Paquistão durante a DIMDEX 2024

Na feira internacional DIMDEX 2024, realizada entre os dias 4 e 6 de março em Doha, no Qatar, o renomado estaleiro holandês Damen fez um anúncio que reverberou entre o setor de defesa e analistas estratégicos. O destaque do evento foi o aguardado projeto OPV2600, meticulosamente configurado para atender às demandas da Marinha do Paquistão, apresentando uma impressionante gama de armamentos, incluindo contribuições da Türkiye.

O OPV2600, exposto com destaque na DIMDEX2024, é uma evolução do primeiro lote de Navios-Patrulha Oceânicos da classe Yarmook, desenvolvido para a Marinha do Paquistão com base no design mais leve do OPV1900 da Damen. Contudo, o que torna esse projeto especialmente notável é a diversidade e eficácia dos sistemas de armas integrados.

Entre os armamentos em destaque, o navio apresenta um canhão Leonardo Marlin 40, dois SARC ASELSAN STAMP 12,7 mm e um sistema de defesa antiaérea CIWS ASELSAN GÖKDENİZ 35 mm. A inclusão de sistemas de armas turcos pela Damen reflete o crescente uso dessas tecnologias pelo Paquistão em suas plataformas navais, como o projeto MİLGEM, com os sistemas GÖKDENİZ e STAMP já estão em operação.

Representantes da Damen revelaram que o navio será entregue ao Paquistão sem armamento, deixando a instalação das armas a cargo da Marinha paquistanesa. Portanto, a identificação precisa dos armamentos avistados na exposição torna-se desafiadora, dada a natureza dinâmica do processo de aquisição e integração de armamentos.

Destaque-se que o arsenal de mísseis do OPV2600 inclui quatro mísseis de cruzeiro Habrah, de longo alcance, capazes de operações antissuperfície e ataques terrestres, além de 12 células para mísseis de defesa aérea CAMM-ER, com alcance superior a 40 km. A inclusão de mísseis de cruzeiro de longo alcance como o Habrah em um Navio-patrulha oceânico é notável, evidenciando a preocupação do Paquistão com sua vasta zona marítima e a necessidade de dissuasão contra ameaças navais.

Embora a Damen tenha esclarecido que o navio será equipado com esses armamentos, não necessariamente os declarados, o projeto OPV2600 sinaliza uma nova era na capacidade operacional e estratégica da Marinha do Paquistão. A flexibilidade e adaptabilidade dessas plataformas refletem não apenas avanços tecnológicos, mas também a crescente complexidade das operações navais em um mundo cada vez mais interconectado e desafiador.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger