quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

MBDA apresenta as mais recentes tecnologias de mísseis na BID BRASIL 2021

 


A designer de mísseis líder mundial MBDA apresentou suas mais recentes tecnologias de mísseis para as Forças Armadas Brasileiras durante a BID BRASIL 2021. A MBDA exibiu no Estande E31, em parceria com a SIMTECH, uma gama completa de mísseis e sistemas de mísseis projetados para fornecer capacidades de combate aéreo de última geração, incluindo domínio do ar, defesa antiaérea terrestre e marítima e superioridade marítima, para os militares do Brasil. Este tem sido um ano marcante para a parceria entre a MBDA e o Brasil, com algumas das mais recentes capacidades militares da MBDA entrando em serviço ou sendo encomendadas para as Forças Armadas brasileiras durante 2021 e a cooperação entre a MBDA e a indústria brasileira em crescente sinergia.


SUPERIORIDADE MARÍTIMA:

O EXOCET provavelmente é considerado o míssil antinavio mais conhecido do mundo e um produto por meio do qual a MBDA e o Brasil desenvolveram uma relação estreita e de confiança. O Brasil está entre uma pequena e prestigiosa lista de nações que irão operar as três versões principais do míssil, o AM39 lançado no ar, o MM40 lançado na superfície e o SM39 lançado em submarino - dando ao Brasil uma excelente capacidade de manter a superioridade marítima de suas águas circundantes.

Características como baixa assinatura, voo flutuante no mar em altitudes muito baixas, ativação do buscador tardia, discriminação de alvos aprimorada e medidas de proteção eletrônicas se combinam para tornar esta arma realmente temível. A variante MM40 dentro da família EXOCET tem sido utilizada em vários navios da Marinha brasileira, onde é lançada a partir das séries de lançadores de mísseis ITL10/30 e ITL70. A versão AM39 foi integrada aos novos helicópteros navais H225M do Brasil em estreita cooperação com a indústria brasileira. O SM39 lançado por submarino formará uma parte essencial do armamento para os novos submarinos da classe Scorpène da Marinha do Brasil - dos quais o primeiro da classe o S-BR1 Riachuelo (S40) logo entrará em serviço.


DOMÍNIO AÉREO:

METEOR é o revolucionário míssil ramjet da MBDA alimentado e habilitado para rede além do alcance visual, que é amplamente reconhecido como uma virada de jogo para o combate aéreo. A chave para isso é o motor ramjet regulável do Meteor, buscador de radar ativo e link de dados que se combinam para fornecer velocidade de trajetória final incomparável e capacidade de manobra em alcances muito estendidos, resultando em sua importante No-Escape-Zone, várias vezes maior do que qualquer outra existente ou armas Além-do-Alcance-Visual (BVR) planejadas. Meteor é um programa de seis nações europeias que fornecerá o futuro armamento Ar-Ar BVR para plataformas de combate de nova geração, como o Gripen.


DEFESA ANTIAÉREA NAVAL E TERRESTRE (NBAD & GBAD):

Sea Ceptor é o sistema de armas de defesa antiaérea naval (NBAD) de última geração baseado em navio e para qualquer condição meteorológica, que protegerá as novas fragatas da classe Tamandaré do Brasil, sob contratos firmados com MBDA durante 2021. Por meio do uso de novas tecnologias avançadas, o Sea Ceptor fornece proteção completa contra todos os alvos aéreos conhecidos e projetados, incluindo ataques de saturação em 360° simultaneamente. O Sea Ceptor utiliza o míssil CAMM que apresenta um buscador de RF qualquer tempo de próxima geração, link de dados bidirecional e sistema de lançamento vertical suave para fornecer uma mudança radical no desempenho em comparação com os sistemas da geração anterior. 

O Sea Ceptor protegerá as fragatas da classe Tamandaré e as unidades de alto valor na área ao seu redor, na faixa de alcance da classe de 25 km. O sistema de armas Sea Ceptor tem a capacidade de interceptar e, assim, neutralizar toda a gama de ameaças atuais e futuras, incluindo aeronaves de combate e a nova geração de mísseis antinavio supersônicos.

O EMADS é um sistema de defesa antiaérea de médio alcance altamente móvel que oferece cobertura de 360° com uma arquitetura aberta, permitindo uma abordagem flexível ao sensor e integração C2. Para defesa antiaérea de médio alcance, o sistema EMADS utiliza a variante CAMM-ER de alcance estendido do míssil CAMM, garantindo que o sistema EMADS forneça proteção de área de defesa antiaérea terrestre (GBAD) inigualável. O CAMM-ER apresenta o mesmo buscador e link de dados de última geração que o CAMM, dando-lhe excelente capacidade em qualquer clima, mesmo contra os alvos mais desafiadores, como aqueles com baixa seção transversal radar e protegidos por interferência. O EMADS foi projetado para interoperabilidade com uma ampla gama de sistemas C2 de defesa antiaérea terrestre existente e futuros, além de outras armas de defesa antiaérea para apoiar uma estrutura de defesa aérea integrada em camadas.

MISTRAL SIMBAD-RC é um sistema de defesa antiaérea naval de curto alcance, controlado remotamente, implantando dois mísseis MISTRAL do tipo “fire-and-forget”. O sistema oferece recursos altamente eficientes contra uma ampla gama de ameaças, desde aviões de combate a mísseis antinavio ou ameaças de pequeno porte, como Veículos Aéreos Não Tripulados. O SIMBAD-RC oferece uma capacidade de autodefesa fácil de configurar em Navios-Patrulha ou navios de apoio, ou complementar as capacidades de defesa antiaérea de outros tipos de navios. Cada torre suporta dois mísseis MISTRAL prontos para disparar. As torres são operadas remotamente e, portanto, permitem que o operador permaneça abrigado, garantindo assim uma maior disponibilidade operacional em caso de alerta de combate. Este sistema já foi adquirido por clientes não divulgados.

A MBDA é o único grupo de defesa europeu capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que correspondam a toda a gama de necessidades operacionais atuais e futuras das três forças armadas (terrestre, marítima e aérea).

Com uma presença significativa em cinco países europeus e nos EUA, em 2020 a MBDA obteve uma receita de 3,6 bilhões de euros com uma carteira de pedidos de 16,6 bilhões de euros. No total, o grupo oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de contramedidas já em operação e mais de 15 outros atualmente em desenvolvimento.

MBDA é propriedade conjunta da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger