sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

AHIMTB realiza Sessão Solene de Posse de Acadêmicos no Colégio Militar - RJ

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil, realizou na última Quinta-feira (6), solenidade no Auditório Gen Ary Quintella, Colégio Militar do Rio de Janeiro, a última Sessão Solene de Posse de Acadêmicos de 2018, com a Profª. Aileda de Mattos Oliveira assumindo como 2ª. ocupante a Cadeira Especial  Major Elza Cansanção Medeiros, tendo sido recebida pelo Acadêmico Daniel Mata Roque, por elevação da Profª. Carmen Lúcia Rigoni à Acadêmica Emérita.  

Na Cadeira 34 "General de Divisão Jonas de Morais Correia Filho", foi empossado o Dr. Edson Areias, como 3º. ocupante, sendo recebido pelo Presidente da FAHIMTB, Cel Claudio Moreira Bento, por sucessão do saudoso Coronel Reynaldo Goulart Correia 

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo Cel Cláudio Moreira BENTO, Presidente da FAHIMTB, pelo Comandante do CMRJ Cel Mat Bel Himario Brandao Trinas, e pelo Engº. Israel Blajberg, Presidente AHIMTB/RIO.

A abertura do rito se deu com a Oração da Academia, tendo sido lida pelo Veterano da FAB e Presidente da AVFAB, Alberto Gomes Filho.

Além de nosso editor, Angelo Nicolaci, estavam presentes a solenidade antigos alunos da Casa de Thomaz Coelho, seu antigo Comandante, Cel Claudio Luiz de Oliveira, do CEPHIMEX, o Chefe da Comunicação Social Maj Silva Souza, Professores, Acadêmicos e representantes de entidades culturais e historicas, civis e militares, e o veterano Ignacy Felczak. da SPK - Associação dos Ex-Combatentes Poloneses.

Durante a solenidade, a Profª. Aileda de Mattos Oliveira proferiu um emocionante discurso sobre o papel histórico das mulheres em nossas forças armadas, destacando o papel de grande importância que foi assumido pela Major Elza Cansanção Medeiros, a qual escreveu seu nome na história militar terrestre brasileira, tendo se destacado ao longo de toda sua carreira.

O Dr. Edson Areias, proferiu um discurso que levantou a importância de nossa história e a valorização da mesma, destacando de forma objetiva a importância da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, fechando com chave de ouro os discursos anteriores proferidos pelos ocupantes da mesa de trabalhos, enaltecendo o espírito patriótico e o papel fundamental de nossos militares e da história nos cursos de nosso grandioso país. 

Aproveito para render aqui as justas homenagens a Prof.ª Aileda de Mattos Oliveira, defensora da língua portuguesa, que passa a ocupar essa importante cátedra, assim como congratulo o Dr. Edson Areias, brasileiro que honra e orgulha nossa pátria, o qual conviveu com nosso querido Comte Angelo Nicolaci Neto, tendo ao lado deste escrito importantes páginas da Marinha Mercante do Brasil e alicerçado boa parte das práticas portuárias brasileiras.


GBN News - A informação começa aqui.
Share this article :

2 comentários:

  1. Foi um belo momento de confraternização histórico-cultural. Matéria oportuna. Agradeço em nome da AHIMTB RIO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Ângelo Nicolaci Neto , por arvorar a bandeira de ideais de teu avô, meu amigo e colega, o saudoso Ângelo NIcolaci

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger