sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rússia e Brasil conversam sobre cooperação militar

 
 
 
Chefes do Estado-Maior  da Rússia e Brasil se encontram e discutem temas relativos á cooperação técnico-militar e estreitamento entre as duas nações, abordando ainda temas relacionados a segurança internacional.
 
É conhecimento geral os interesses de Moscou em estreitar as relações comerciais com o Brasil, principalmente no que tange aos programas militares, lembrando que as Forças Armadas brasileiras passam por um extenso programa de reaparelhamento, onde o objetivo não se limita apenas em adquirir equipamentos e meios, mas fomentar a pesquisa e desenvolvimento no país através da transferência de tecnologia que esta envolvida nos programas de aquisição e modernização de equipamentos e meios de uso para nossas Forças Armadas.
 
O Brasil possui importantes programas que atraem não só a atenção de Moscou e sua indústria de defesa, mas de diversas nações que dominam tecnologias avançadas. Dentre os programas mais importantes podemos citar o FX-2, que visa a modernização da Força Aérea Brasileira com a substituição dos caças Dassault Mirage 2000 por aeronaves mais modernas. O programa vem se arrastando por três governos, onde chegou no fim do governo Lula a ser definida a short list da concorrência, ficando a escolha a ser definida entre os caças Dassault Rafale francês, Boeing F-18 Super Hornet americano e o suéco SAAB Gripen NG.
 
Os russos apesar de fora do páreo do programa FX-2, estão sendo fortes candidatos a vencer outras concorrências, como a que visa prover ao Brasil um sistema Anti-áereo de média altitude, dentre outros programas.

Fonte: GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger