A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) encerrou em 4 de dezembro, sua participação na Egypt Defence Expo (EDEX 2025), realizada no Centro Internacional de Exposições do Egito, no Cairo. A mostra reuniu centenas de expositores, delegações oficiais e autoridades civis e militares, fortalecendo o ambiente de cooperação internacional e ampliando as oportunidades de negócios no setor de defesa.
A presença brasileira foi marcada pela abertura oficial do Espaço Brasil, durante o descerramento da faixa inaugural conduzido pelo Embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, e pelo Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues. O estande coletivo reuniu nove empresas da Base Industrial de Defesa: Akaer, Avionics Services, BCA Têxtil, CBC, CSA Aero Services, Mac Jee, M&K Assessoria, Modirum | GESPI e XMobots, representando diferentes segmentos tecnológicos e capacidades industriais.
Durante a feira, o Embaixador Paulino Neto, acompanhado do Tenente-Brigadeiro Heraldo, do Coronel Luciano Fontana, da Secretaria de Produtos de Defesa, e do Adido de Defesa no Egito, Coronel Anderson Eufrásio de Oliveira, visitou os estandes brasileiros e acompanhou reuniões com delegações estrangeiras interessadas em cooperação industrial e transferência de tecnologia.
Entre as visitas registradas no Espaço Brasil, destacaram-se o Brigadeiro-General Engenheiro Florent-Mircea Roman, Vice-Chefe da Direção-Geral de Armamentos da Romênia, que manteve conversas com representantes da Akaer e da Seprod; o Ministro da Indústria de Defesa do Azerbaijão, Vugar Mustafayev, que discutiu possibilidades de intercâmbio técnico; e uma delegação oficial do Vietnã. A presença dessas autoridades reforçou o interesse internacional nas capacidades da indústria brasileira.
Ao avaliar os resultados da participação brasileira, o Coordenador de Projetos da ABIMDE, Miquéias Souza, destacou o alcance internacional da feira e seu impacto para a indústria nacional. “A EDEX alcançou um nível de participação internacional que merece atenção. O Egito estruturou a exposição para atrair autoridades e empresas de diversos continentes, criando um ambiente propício ao diálogo técnico e à aproximação institucional. Para o Projeto Setorial da ABIMDE, esta edição ampliou a visibilidade das empresas brasileiras no continente africano e abriu novas perspectivas de cooperação”, afirmou.
Com a conclusão das atividades no Cairo, a ABIMDE retorna ao Brasil com uma agenda ampliada de contatos, perspectivas de novos projetos e o fortalecimento da imagem da Base Industrial de Defesa brasileira em uma das regiões de maior dinamismo no setor.
GBN Defense - A imformação começa aqui



.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário