terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Taiwan perde um caça F-16V praticamente novo, frota groundeada

 

No mais recente de uma série de acidentes envolvendo sua frota de caças, a ROCAF (Força Aérea de Taiwan, oficialmente Força Aérea da República da China) perdeu contato com um F-16V e seu piloto em 11 de janeiro, mas após várias horas foi considerado perdido em um acidente. O F-16V é o caça mais capaz no serviço de Taiwan, e tinha apenas 54 dias de idade, com os primeiros 64 caças comissionados em 18 de novembro de 2021.

Taiwan perdeu quatro caças em menos de seis meses de novembro de 2020 a março de 2021, incluindo três F-5 e um F-16A/B , e geralmente sofreu com altas taxas de acidentes entre seus caças importados, particularmente seus Mirage 2000 fornecidos pela França, dos quais seis de 60 caíram. 

A exceção a isso tem sido os caças nativos F-CK Ching Kuo que raramente tiveram problemas operacionais.

O groundeamento de todos os F-16 é um duro golpe para as defesas de Taiwan, com a presidente Tsai Ing Wen saudando o comissionamento da primeira unidade F-16V em novembro usando uma retórica fortemente ideológica como "representando grandes melhorias na segurança do território".

O F-16V é uma variante do F-16 altamente modernizada, que integra novos sistemas de aviônicos e guerra eletrônica. O upgrade mais importante é o o Radar Northrop Grumman AN/APG-83 SABR, que é muito mais resistenteea interferências e  consideravelmente mais poderoso do que os usados ​​no F-16A/B.

O F-16V e o F-16A/B mais antigo atualmente formam dois dos seis esquadrões de caças de Taiwan, com um esquadrão adicional a ser formado de novos caças F-16C/D Block 70 depois que um pedido de 66 unidades foi feito em 2019, custando mais de US$ 8,1 bilhões. Os três esquadrões restantes de Taiwan são atualmente formados por caças F-CK Ching Kuo e F-5E/F, este último desenvolvido nos Estados Unidos, mas produzido sob licença em Taiwan.

Os F-5 serão substituídos pelos nativos Brave Eagle, caças que são um derivado ampliado e bastante aprimorado do F-CK. Taiwan tem lutado para adquirir aeronaves de combate modernas do exterior, com os F-16 geralmente reservados para clientes menos desenvolvidos e mais pobres com orçamentos de defesa mais baixos, e foram vendidos para Taipei em grande parte porque seu pedido de caças F-35 modernos foi recusado por Washington.

A frequência de deserções de pilotos de Taiwan para o continente chinês e a prevalência de simpatizantes pró-continente na ilha levantaram preocupações nos EUA de que as tecnologias do F-35 estariam seriamente em risco.

Os governos de Taipei e Pequim, o primeiro alegando governar o A República da China e a última a República Popular da China estão tecnicamente em guerra com ambas alegando governar legitimamente toda a nação chinesa, incluindo Taiwan.

O governo de Taipei, no entanto, quase não tem reconhecimento internacional formal e nem representação da ONU, tornando-o tecnicamente um ator não estatal, o que contribuiu para suas dificuldades na obtenção de armamentos modernos.



Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira*


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui!

Canal Militarizando, analisando e debatendo História Militar, Estratégia e Defesa com compromisso e qualidade! Instagram - Facebook

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger