quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

F35-C: Corrida para alcançar aeronave... antes da China


Uma corrida contra o tempo está em andamento para a US Navy (Marinha dos EUA) recuperar um de seus caças F-35C que caiu no Mar da China Meridional, antes que os chineses cheguem lá primeiro.

A aeronave F-35C esta avaliada em 100 milhões de dólares caiu no Mar da China Meridional após o que a US Navy descreve como um "acidente" durante uma pouso a bordo do USS Carl Vinson.

A aeronave é da variante mais moderna da Marinha e está repleta de equipamentos classificados. Como está em águas internacionais, é tecnicamente um jogo de caça ao tesouro, quem chegar primeiro, ganha. O prêmio? Todos os segredos por trás de uma das aeronaves de combate mais modernas e furtivas do mundo.

Sete marinheiros ficaram feridos durante o acidente ocorrido na segunda-feira (24), depois de atingir o convoo do USS Carl Vinson durante um exercício militar.

Agora está acontecendo uma verdadeira corrida no fundo do oceano, onde por motivos óbvios, a US Navy não confirma onde caiu ou quanto tempo levará para recuperar sua aeronave. Um caso muito parecido ocorreu recentemente com um F-35B que operava a partir do Navio Aeródromo (NAe) britânico.

Segundo fontes, os chineses estariam "muito ansiosos" para localizar e resgatar a aeronave, iniciando uma corrida rumo a area estimada da queda, uma vez que o navio de resgate dos EUA deve levar  pelo menos 10 dias para chegar ao local do acidente.


Alguns especialistas apontam que as buscas serão como procurar uma agulha no palheiro, pois a bateria do sistema de localização da caixa preta deverá acabar antes da chegada do navio de resgate, dificultando a localização da aeronave e aumentando as chances dos chineses.

É de vital importância que os EUA recuperem a aeronave, uma vez que o F-35 é basicamente como um computador. Ele foi projetado para conectar a outros ativos, e esta tecnologia caindo em mãos chinesas podem comprometer severamente as capacidades e segurança de toda estrutura.

O que há de tão especial no F-35C?

-  Sistema de missão habilitado para rede que permite o compartilhamento em tempo real de informações coletadas durante o voo.

- A primeira aeronave embarcada de tecnologia stealth da US Navy. 

- Um avançado motor capaz de garantir regime de voo a Mach 1,6.

Não há dúvida de que a China quer localizar e resgatar esta aeronave, embora a espionagem cibernética possa significar que eles já têm algum conhecimento sobre seus sistemas, conceito e funcionamento.

A Marinha dos EUA reconheceu em comunicado que uma operação de recuperação estava em andamento após o "acidente no pouso" a bordo do USS Carl Vinson.

Mais uma disputa entre potências

Há precedentes para esse  jogo de gato e rato em que o vencedor leva tudo.

Em 1974, no auge da Guerra Fria, a CIA puxou secretamente um submarino russo do fundo do mar na costa do Havaí usando uma garra mecânica gigante.

Dois anos antes, os militares chineses salvaram secretamente o submarino britânico HMS Poseidon, que afundou na costa leste da China.

E acredita-se amplamente que a China colocou as mãos nos destroços de um helicóptero "stealth" dos EUA que caiu no ataque ao complexo de Osama bin Laden em 2011.

A operação de salvamento mais bem-sucedida do Guinness World Records foi o levantamento dos destroços de uma aeronave de transporte da Marinha dos EUA do fundo do Mar das Filipinas em maio de 2019.

O Filme "Homens de Honra", retrata em uma de suas tomadas o resgate de uma bomba nuclear, perdida em Janeiro de 1966, conhecido como o Incidente Palomares, quando uma bomba nuclear B28 foi perdida na costa de Palomares, Espanha, depois que um B-52G Stratofortress colidiu com um KC-135 durante o reabastecimento em vôo, o que desencadeou uma corrida entre os EUA e a extinta URSS para recuperar o armamento.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Agências de notícias



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger