domingo, 14 de março de 2021

PROSUB - Incidente com primeiro exemplar da Classe Riachuelo não impacta cronograma

No último dia 11 de março, por volta da 10:45 da manhã durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o Submarino Riachuelo (S-40), estava atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí (ICN), quando adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa. 

A tripulação do Riachuelo prontamente respondeu ao ocorrido e restabeleceu a condição de segurança do navio. Foi um grande susto com o embarque de água do mar, mas felizmente ninguém se feriu e não houve nenhuma avaria aparente. A água chegou aos compartimentos da proa, e alagou o compartimento dos torpedos que estava vazio, porém, o incidente não comprometeu quaisquer dos sistemas do navio.

Segundo fontes do GBN Defense, alguns painéis elétricos foram atingidos pela água salgada e já estão sendo substituídos, apesar do incidente, não vai haver nenhum atraso na entrega do navio, com as provas de mar seguindo o cronograma, sem problema.

Foi realizada uma inspeção com equipe de mergulho, não sendo verificadas avarias na estrutura do Submarino. O Riachuelo permanece atracado, em segurança, conduzindo pesquisa de avarias. Até o momento, não foram identificados danos, as causas do incidente estão sendo investigadas.

Esse tipo de incidente é considerado “comum”, e tanto pode ter sido causado por falha humana, como por falha mecânica devido a uma válvula defeituosa. O episódio serviu para demonstrar a capacidade de rápida resposta e aprestamento da tripulação diante de uma situação atípica de risco, revelando o alto nível de preparo das equipes de Controle de Avarias (CAv).




GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger