domingo, 17 de janeiro de 2021

Forças Armadas trabalham incansavelmente em apoio ao Amazonas

Desde o agravamento na crise de saúde no Amazonas, que registrou um aumento vertiginoso nos casos de Covid-19, as Forças Armadas tem atuado incansavelmente em apoio a população daquela região do Brasil.


A madrugada da última sexta-feira (15) e este final de semana, foram de intenso trabalho para os militares brasileiros. Atuando no contexto da Operação Covid-19, tem trabalhado diuturnamente em apoio a população de Manaus no Amazonas. Em coordenação com o Ministério da Saúde e com o Governo estadual, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Singulares, permanece prestando apoio ininterrupto à capital amazonense, oferecendo importante apoio logístico para minimizar os impactos sofridos pelo sistema de saúde daquele estado. Estão sendo transportados cilindros de oxigênio, respiradores, material para montagem de hospitais de campanha e uma usina de oxigênio. Além de material primordial para rede de saúde, seguem realizando evacuações aeromédicas para remoção de pacientes de Manaus para outros estados.

Transporte de oxigênio

Neste sábado (16), aeronaves C-130 Hércules chegaram a Manaus trazendo oxigênio líquido através da ponte aérea estabelecida a partir de São Paulo. Foram empregadas duas aeronaves, uma transportou cinco tanques de oxigênio e outra, oito tanques, somando 6 mil metros cúbicos do gás líquido. O voo que partiu de Guarulhos (SP), pousou na Ala 8, Base Aérea de Manaus. As ações de transporte de oxigênio inicial transcorreram até este domingo (17), visando suprir as necessidades hospitalares de Manaus.



Também neste sábado (16), a Força Aérea Brasileira foi acionada para transportar duas unidades geradoras de oxigênio, uma de Guarulhos com destino à Parintins (AM) e outra de Viracopos (SP) para Manaus. As chamadas usinas são equipamentos alimentados com energia elétrica e possuem tecnologia para processar o ar atmosférico e liberar oxigênio medicinal.

Transporte de pacientes

Em continuidade a missão de apoio logístico, foram realizadas missões de evacuação aeromédica (EVAM) de pacientes com sintomas leves de Covid-19 que necessitam de oxigênio entre Manaus e outras cidades pela Força Aérea. Para esta missão foram empregadas aeronaves C-99, que foram responsáveis entre sexta-feira (15) e sábado (16), por transladar 23 pacientes e seis profissionais de saúde para São Luís. Foram 12 durante a noite de sexta-feira e outros 11 no sábado.

Respiradores

O Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha do Brasil (MB), enviou na sexta-feira (15), 40 respiradores INSPIRE (inicialmente 26, em seguida mais 14) para Manaus, onde ficarão armazenados no Centro de Intendência da Marinha, em apoio à saúde no estado do Amazonas. 

O INSPIRE é um respirador de baixo custo desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP). O equipamento foi, planejado, projetado e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, durante quatro meses, para atender preferencialmente aos casos de Covid-19 e realizar atendimentos em situações adversas e lugares isolados. 

Equipamento de custo baixo 

O maior diferencial desse ventilador pulmonar é o seu funcionamento por meio de bateria. O respirador possui um nível de controle computacional extremamente sofisticado, baseado em uma bomba independente chamada “ambu” (ressuscitador de uso manual normalmente utilizado em ambulâncias). De acordo com os coordenadores do projeto, foram feitas algumas modificações funcionais dessa bomba, para que ela passasse a ser pressionada de maneira automatizada e controlada. 



Diferentemente dos respiradores do mercado, o equipamento independe de uma linha de ar comprimido, normalmente disponível em hospitais, possibilitando o seu uso em caráter emergencial. O INSPIRE é um equipamento simples, com peças fáceis de serem encontradas no mercado brasileiro, de baixo custo, mas com todas as facilidades operacionais de um respirador comum. A parceria entre a Marinha e a USP tem o objetivo de fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos já existentes no mercado.

Hospital de campanha

Nesta semana, aeronaves KC-390 da FAB têm realizado transporte do Rio de Janeiro (RJ) e de Recife (PE) para Manaus, levando módulos e 4,3 toneladas de materiais hospitalares, como camas, tendas e geradores, para a montagem de um hospital de campanha no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azizi. O intuito é ampliar a capacidade de atendimento de saúde ao público em Manaus. O serviço está sendo realizado por militares do Exército com a supervisão de pessoal especializado.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações do Ministério da Defesa e Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger